sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

CASO DOMINGOS PAZ: Movimentos de Defesa da Mulher e Direitos Humanos confirmam protesto para a próxima semana em São Luís

O protesto está previsto para acontecer na próxima quarta-feira, dia 25 de janeiro, em frente a sede do Tribunal de Justiça do Maranhão



O Blog Eduardo Ericeira manteve contato com representantes de entidades de Defesa da Mulher e dos Direitos Humanos, que confirmaram que um protesto será realizado na próxima quarta (25), em frente a sede do TJ-MA, localizada na Praça Dom Pedro II, na capital São Luís.

O protesto é ainda mais simbólico, pois será realizado também nas proximidades das sedes do Executivo Estadual e Municipal, aonde por ser vereador, Domingos Paz impõe influência. As entidades de Defesa da Mulher e Direitos Humanos, também confirmaram ao Blog Eduardo Ericeira, que assim que os vereadores voltarem do recesso parlamentar, as cobranças e protestos vão continuar na Casa Legislativa, com o objetivo que a Câmara de São Luís, dê uma investigação séria para os crimes imputados a Domingos Paz.

Representantes dessas entidades (Defesa da Mulher e Direitos Humanos), relataram que centenas de pessoas já confirmaram presença. O protesto é por conta da última decisão da justiça maranhense. De forma monocrática, o desembargador Antônio Bayma Araújo, trancou um inquérito policial contra o Domingos Paz instaurado na Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA). O protesto também é no intuito de cobrar que a decisão seja revista pelo judiciário maranhense e revertida, já que existem provas contundentes que citam o vereador em casos de assédio sexual e estupro de vulnerável. Recentemente, umas das vítimas de Domingos Paz, aceitou gravar entrevista e denunciou o vereador. As denúncias são sérias e causam revolta. Reveja aqui no blog:

CASO DOMINIGOS PAZ: As inconsistências do TJ na decisão, reveja:


As entidades de Defesa da Mulher e Direitos Humanos, também confirmaram ao Blog Eduardo Ericeira, que assim que os vereadores voltarem do recesso parlamentar, as cobranças e protestos vão continuar na Casa Legislativa, com o objetivo que a Câmara de São Luís, dê uma investigação séria para os crimes imputados a Domingos Paz.

HISTÓRICO:

Em face ás denúncias apresentadas pelas vítimas em desfavor do vereador de São Luís, Domingos Paz (Podemos), por suposto assédio, o Fórum Maranhense de Mulheres e 54 outras entidades, iniciaram a luta por justiça, junto à Comissão de Ética da Câmara de São Luís e demais órgãos, de acordo com as datas e atividades abaixo:                        

19/ 12/ 2022 - Manifestação na Câmara Municipal/ Protocolado documento, solicitando apuração e cassação do Vereador Domingos Paz;

21/ 12/ 2022 - Manifestação na Galeria da Câmara/ Entrevistas à Mirante e Difusora sobre o caso;

27/ 12/2022 - Acompanhamento de Sessão na Câmara/ Entrevistas;

27/ 12/2022 - Audiência com a Promotoria da Criança e Adolescente - Promotor Márcio Tadeu - foi protocolado documento solicitando posicionamento da Promotoria sobre o assunto;

30/ 12/2022 - O presidente da Comissão de Ética, Nato Júnior (PDT), concedeu Coletiva de Imprensa para esclarecimentos do caso.

As entidades de Defesa da Mulher não tiveram acesso à coletiva, somente a imprensa.

O Vereador Nato, conversou com as representantes das entidades ligadas a Defesa da Mulher e Direitos Humanos na porta da Câmara Municipal, foi registrado o repúdio pelo não acompanhamento da coletiva.

05/ 01/ 2023 - Reunião Ampliada (online) com Movimentos Sociais e Sindicais;

10/ 01/ 2023 - Reunião ampliada com Movimentos de Mulheres e Movimentos Sindicais - Solar Maria Firmina

17/ 01/2023 - Audiência com o Promotor da Criança e Adolescente  devolutiva do documento protocolado anteriormente. Recebimento do despacho do Promotor Rosalvo Bezerra de Lima Filho. 

17/ 01/23 - Reunião ampliada no Solar Cultural Maria Firmina  às 18h. Resgate das ações, leitura do despacho da Promotoria e articulação do ato de encaminhamentos.

NOTA CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário