segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Cortejo dos blocos tradicionais agita foliões pelas ruas do Centro de São Luís


Os blocos tradicionais do pré-Carnaval e do Carnaval do Maranhão agitaram os foliões, no final da tarde desta sexta-feira (27), durante as festividades do pré-Carnaval 2023, do Governo do Estado. O ponto de concentração dos brincantes foi a Praça Dedoro, local de onde eles partiram para a Rua Grande, em seguida foram apara a praça João Lisboa e encerraram o trajeto na Praia Grande.

“Nossa segunda semana de pré-Carnaval com muita alegria, muita segurança. Esse Carnaval é idealizado pelo governador Carlos Brandão e está sendo sucesso de público. São dias de muita festa, muita alegria e de muita geração de renda para famílias”, pontuou o secretário de Cultura, Yuri Arruda.

As batucadas refletem a vivacidade e o ritmo dos grupos que, por onde passavam, arrastavam as pessoas. Ao todo, foram cerca de 10 blocos tradicionais que esquentaram os foliões e marcaram, com animação, as ruas do Centro de São Luís.  

"Nossa tradição, nossa cultura VIVE! Carlos Brandão valorizando cada essência cultural do nosso Estado. Parabéns ao time da Cultura do Maranhão capitaneado pelo irmão Yuri Arruda. Chegou o Carnaval da Ilha!", ressaltou o Presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor, que já comandou a Secretaria Estadual de Cultura.


As batucadas nos tambores são feitas com as mãos espalmadas, com força e precisão nos intervalos entre uma batida e outra para que haja cadência. Cada bloco tradicional possui um figurino próprio muito colorido.

Além da animação, das vestimentas e muita energia positiva, a diversidade de público também marcou o cortejo dos blocos. Crianças, idosos e turistas estavam presentes no evento, que tomou conta dos principais pontos do Centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário