sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Cristiano Fernandes destaca sucesso do Painel sobre Oportunidades de fortalcimento do Turismo e confirma que será o primeiro de muitos


Realizado pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), nesta quarta-feira (11), o painel “Oportunidades para o MA: atores e políticas de fortalecimento do turismo”, contou com a participação de empresários, trade e poder público ligados ao turismo. 


O evento foi iniciado pelo presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes. Em seguida, ele passou a palavra para a mediadora, vice-presidente para Assuntos de Turismo da ACM, Renata Costa, que falou da importância dos atores do turismo para o fortalecimento do segmento. Em seguida, foi a vez dos painelistas falarem. O primeiro a falar foi o secretário Municipal de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro, que fez uma explanação sobre ações realizadas pela Setur na capital maranhense, logo em seguida, dando a palavra ao presidente do Conselho Municipal de Turismo de São Luís (COMTUR), Mauro Borralho, que falou sobre a importância da união das classes. 


De acordo com Cristiano Barroso Fernandes, presidente da ACM, o evento, organizado pela vice-presidência para Assuntos do Turismo da entidade, foi mais uma oportunidade para a Casa debater com o público empresarial pautas como estratégias de promoção dos destinos Maranhão e São Luís, os principais atrativos, potencial de empregabilidade e negócios e também melhorias na infraestrutura para atender à demanda turística. 


"Sinergia entre os diversos atores da cadeia do turismo, nas esferas pública e privada, é o principal resultado do painel Oportunidades para o MA: atores e políticas de fortalecimento do turismo", reforçou.

E ainda ressaltou: "E a noite foi de Casa cheia! O painel 'Oportunidades para o MA: atores e políticas de fortalecimento do turismo', promovido pela ACM e organizado pela vice-presidência para Assuntos do Turismo (sob o comando de Renata Costa) reuniu grandes nomes do trade que debaterem durante mais de 3 horas todas as potencialidades de São Luís e do Maranhão e as ações que estão sendo empreendidas pelo Poder Público e iniciativa privada para fazer fluir melhor o andamento do setor em nossa região e fortalecer a presença do estado como um dos melhores destinos em nível nacional. O evento, aberto ao público, foi o primeiro do ano de uma série de ações que a ACM desenvolverá ao longo de 2023 para a classe empresarial", disse Cristiano Fernandes que fez questão de parabenizar e agradecer pela presença de todos. 


"Agradecemos a participação de todos, especialmente dos painelistas:

- Renata Costa: vice-presidente para Assuntos de Turismo da ACM e mediadora;

- Saulo Ribeiro: secretário Municipal de Turismo de São Luís;

- Paulo Matos: secretário de Estado do Turismo;

-Mauro Borralho: diretor Técnico do Sebrae-MA. Presidente do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo de São Luís;

-Jaison Mello: gerente Executivo do Aeroporto Internacional de São Luís – CCR Aeroportos", mencionou.


O secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos, começou seu pronunciamento anunciando as iniciativas de sua pasta e disse que os destinos maranhenses estão sendo bastante procurados tanto por turistas nacionais como internacional. Falou que o governador do Estado, Carlos Brandão, continuando investindo e apostando no turismo como geração de emprego e renda. 

Durante o evento, o gestor Estadual do Turismo, Paulo Matos, falou que o Governo do Maranhão deu o ponta pé fazendo o maior São João do Brasil, revelando para o mundo o potencial cultural e turístico do Estado. Segundo Paulo Matos, o Maranhão vive um dos seus melhores momentos sendo duplamente homenageado pela novela Travessia, exibida pela Rede Globo, e com parte de suas cenas gravadas no Maranhão, e por ser tema do enredo da agremiação carioca Estácio de Sá. Segundo o secretário, o reflexo dessa exposição está sendo comprovado com a boa ocupação da rede hoteleira nos polos turísticos do Maranhão.


“Estamos muito lisonjeados com essa homenagem feita pela escola tradicional do Rio de Janeiro, Estácio de Sá; o enredo é encantador, fala exatamente sobre a nossa cultura, da diversidade, da pluralidade e dos nossos encantos naturais e históricos, e vamos torcer para que ela vença o Carnaval, temos tudo para que isso aconteça”, pontua o secretário estadual de Turismo, Paulo Matos.

Segundo o empresário do restaurante Flor de Vinagreira, Francisco Neto, é muito importante eventos em que haja a união do trade e do poder público, para o crescimento do turismo no estado. “Estamos no caminho certo, esse tripé precisa continuar sempre para que o turismo continue em Ascenção. Hoje o Maranhão está em 18º lugar mais procurado e conta com essa união do trade, poder público e associação comercial do Maranhão”, afirma 

Nenhum comentário:

Postar um comentário