segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Desenvolvimento de Alcântara: Governo participa de encontro empresarial e debate sobre novos negócios na região

 


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), participou, nesta quinta-feira (26), em Alcântara, de um encontro empresarial promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Associação Comercial do Maranhão (ACM) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA).

O encontro, que ocorreu na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), reuniu empresários, comerciantes e industriais da região de Alcântara para integração e aproximação neste novo momento no município, que antecede a chegada de grandes empreendimentos, como: terminal portuário, aeroporto civil, estrada de ferro (ligando o município de Açailândia à Alcântara), entre outros.

Além do secretário da Seinc, Cassiano Pereira Junior, que representou o governador Carlos Brandão na ocasião, também participaram do evento todos os presidentes e diretores das entidades promotoras do encontro, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura - órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Fernando Benitez Leal; e os prefeitos de Alcântara, Nivaldo Araújo; de Pinheiro, Luciano Genésio; e de Cedral, Fernando Cuba.

Um dos objetivos do encontro foi, também, debater o Plano de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), a fim de garantir condições em infraestrutura, aumento da demanda do setor industrial e comercial, universitário, hoteleiro, habitacional, comunicacional e, também, sobre a capacitação da mão de obra local diante dos investimentos que estão sendo atraídos para o município. O PDI-CEA foi elaborado com contribuições das entidades empresariais, governo estadual e universidades.

No evento, foram apresentadas, ainda, ações já realizadas e planejadas pelas entidades e pelo governo para a cidade de Alcântara, no sentido de contribuir para o desenvolvimento social do município, como capacitação profissional voltada para o atendimento da nova demanda, para que a mão de obra local seja absorvida, além de outras ações de promoção de benefícios para a comunidade. Na oportunidade houve o momento solene de assinatura da adesão de Alcântara e Pinheiro ao programa Cidade Empreendedora com o Sebrae-MA.


O secretário Cassiano Pereira Junior destacou o empenho do governador Carlos Brandão na atração de investimentos e empreendimentos na área portuária, ferroviária e energética no Maranhão, buscando parcerias com a iniciativa privada e com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Nessa semana, nosso governador reuniu, em Brasília, com o embaixador da Alemanha, com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, com empresários Luso Brasileiros da Grão-Pará Multimodal (GPM) e com os alemães da Deutsche Bahn. A pauta foi a construção do Terminal Portuário de Alcântara (TPA), o Hub de Energia Verde e a Estrada de Ferro do Maranhão, que vai ligar Açailândia à Alcântara. Cerca de 100 mil novos empregos diretos serão gerados aqui!”, destacou o secretário.


O Presidente da Associação Comercial do Maranhão, Cristiano Fernandes, junto com vários diretores da ACM-MA, compareceram ao evento

"Diretores e Conselheiros da Associação Comercial do Maranhão estiveram ontem em Alcântara para o “Encontro Empresarial”. O objetivo do evento foi promover um encontro entre entidades empresariais do estado, poder público e comunidade para debater um Plano de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA) a fim de garantir condições em infraestrutura, comunicação, educação, saúde, capacitação da mão de obra local, entre outros, diante dos investimentos que estão sendo atraídos. O PDI-CEA foi elaborado com contribuições dos empresários, governo estadual e academia e, na oportunidade, o plano foi apresentado por Cristiano Train, Tecnologista na Agência Espacial Brasileira, autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). As entidades, ACM, Fiema, Fecomercio-MA e Sebrae-MA apresentaram as ações que estão sendo desenvolvidas no Municipio. Após o evento, a comitiva da ACM fez um tour pela cidade para conhecer um pouco mais da história de Alcântara, que já foi um dos municípios mais ricos do país, em um período em que o Estado se destacava no cenário econômico nacional, sobretudo, pela produção de algodão", relatou Cristiano Fernandes, Presidente da ACM-MA.

Já Edilson Baldez das Neves, presidente da Fiema, disse que esse é um trabalho conjunto, onde já estão sendo desenvolvidas as ações propostas no Plano de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA).

“Estamos aqui para envolver a comunidade, os preparando, principalmente, profissionalmente, ofertando cursos e o que for necessário, com a certeza de que nós faremos, junto com o município, Governo do Estado, Governo Federal e todas as entidades empresariais”, explicou Baldez.

Empresário do ramo hoteleiro, atuando com sua família há 45 anos em Alcântara, Danilo de Alcântara Furtado, falou que adquiriu um terreno para ampliar seu negócio após o anúncio dos investimentos que irão acontecer no município.

“Com a construção do porto, aeroporto aberto para o civil, isso abre um leque de oportunidades para a gente aqui do setor hoteleiro e de alimentação. As expectativas são as melhores possíveis, tanto que já estamos planejando ampliar e aumentar o nosso negócio e um dos fatores que contribuiu para eu estar aqui hoje, neste encontro, é justamente ter essa visão do que está sendo planejado para o futuro e o resultado está sendo promissor. Depois de hoje, tenho mais segurança desse investimento que estou fazendo”, contou Danilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário