quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Em 2023, Governo planeja fortalecer segurança alimentar e ampliar rede de Restaurantes Populares

Garantir comida aos maranhenses e, consequentemente, combater a insegurança alimentar, se tornou uma missão para o Governo do Estado. Em 2022, foram 18.735.657 refeições fornecidas nos 170 Restaurantes Populares do Maranhão. O foco, em 2023, é fortalecer as ações e levar segurança alimentar para mais famílias.

Um dos objetivos para 2023 é o aumento das unidades de Restaurantes Populares, que fechou o ano de 2022 com 170 unidades, ultrapassando a meta de 150. Só de abril a outubro, o Governo do Maranhão inaugurou 66 novos estabelecimentos.


Para continuar beneficiando as pessoas com comida na mesa, além do aumento no número de Restaurantes Populares, o foco será no fortalecimento do Banco de Alimentos (BA), equipamento público de segurança alimentar e nutricional que visa a promoção do direito humano à alimentação adequada e acessível.

O Banco de Alimentos, em 2022, garantiu a distribuição gratuita, por meio de instituições parceiras, de 298 toneladas de alimentos a 18.906 famílias em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda.

Para Sara Abreu, presidente da ONG IAMA, voltada para educação de crianças, a parceria com o Banco de Alimentos vem fortalecendo o objetivo da entidade. “Essas doações recebidas pelo Banco são bastante significativas, porque ajudam na aprendizagem das crianças e na permanência delas nos projetos sociais. Afinal, umas das principais dificuldades da aprendizagem é a falta de alimentação”, pontuou.


O Alimenta Brasil

Modalidade Leite é outra importante iniciativa com foco a beneficiar famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional. A iniciativa contribui com o aumento do consumo de leite, fortalecendo a cadeia produtiva do leite por meio da geração de renda do agricultor, garantindo a compra do leite fornecido por pequenos produtores.

Ano passado, foram distribuídos, por meio do Alimenta Brasil – Modalidade Leite, 1.028.363 litros de leite a 10.843 famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário