segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Foco de Duarte Jr. em Brasília o afasta de futuro em São Luís



Nome ligado ao ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), o deputado federal Duarte Junior também do PSB, briga por uma cadeira de titular na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Este é o primeiro mandato dele como parlamentar. A informação é do site O Antagonista.

O deputado federal eleito mantém diálogo constante com o ministro e ajudou na construção do pacote da democracia. A matéria é defendida pelo Ministério da Justiça e deve ser uma das primeiras pautas do novo governo a aportar no Congresso.

Duarte Junior foi aluno de Flávio Dino na Universidade Federal do Maranhão e ingressou na política pelas mãos do atual ministro.

Em 2004, por indicação de Dino, então governador do Estado, assumiu Procon. Em 2021, já eleito deputado estadual, migrou para o PSB com a ficha de filiação abonada pelo padrinho político.

No entanto, a vaga na CCJ deve ficar com o PT. Para acomodar os aliados e o PT, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), construiu, de acordo com a Folha de São Paulo, um acordo segundo o qual o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira, ficaria com a primeira vice-presidência e o PL, com a segunda vice — cargo que costuma ser figurativo.

Isso afata ainda mais Duarte Júnior de uma futura disputa pela Prefeitura de São Luís. Isso talvez já seja até uma estratégia adotada pelo deputado federal eleito, já que Duarte tem plena convicção de apesar de ser um aliado do governador Carlos Brandão, é de longe o nome de preferência para concorrer a Prefeitura de São Luís, com o apoio do Governo do Estado, há nomes bem mais fortes na disputa hoje, com mais proximidade não só com o governador Brandão, mas com a própria São Luís, são os casos de Carlos Lula e Paulo Victor, por exemplo, ambos já manifestaram desejo em concorrer à Prefeitura de São Luís, na eleição de 2024. 

Vale ressaltar que testado na última eleição municipal, em 2020, Duarte Jr. foi derrotado por Eduardo Braide (PSD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário