sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Governo promove ação educativa em alusão ao Dia Mundial Contra a Hanseníase

O último domingo do mês de janeiro é marcado como o Dia Mundial Contra a Hanseníase. Em alusão à data, nesta sexta-feira (27), a equipe de profissionais do Hospital Aquiles Lisboa (HAL) realizou uma blitz educativa. As ações foram realizadas em frente ao Shopping da Criança, no Centro Histórico de São Luís. Houve distribuição de material educativo aos condutores que transitavam pela via e panfletagem também em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande. 


“O Hospital Aquiles Lisboa é referência no estado do Maranhão em hanseníase. Temos um programa específico na unidade e atendemos pacientes de todo o estado. São mais de mil atendimentos por mês que fazemos dentro do Programa de Hanseníase na parte dermatológica. No mês de janeiro, a nossa equipe do hospital intensifica essas ações voltadas para a Campanha Janeiro Roxo, para levar informações fundamentais à população”, destacou o diretor administrativo do Hospital Aquiles Lisboa, Carlos Eduardo Carvalho.


O local para a ação foi estrategicamente escolhido por conta da circulação de pessoas. “Estamos nas ruas desde o começo do mês, nas unidades básicas, em todos os cantos, informando a população sobre a importância da prevenção, importância do autocuidado, da identificação da doença no início para que o tratamento seja o mais eficaz possível”, relatou a supervisora do Programa de Hanseníase do Hospital Aquiles Lisboa, Priscila Wernz.


O material distribuído pelas equipes continha informações relacionadas ao combate e à prevenção da hanseníase e, ainda, sobre a Campanha Janeiro Roxo. 


A ação contou com a parceria de colaboradores de outras unidades de saúde, incluindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paço do Lumiar.

“O mês de janeiro é marcado por essa campanha como forma de conscientizar e informar a população sobre a hanseníase. Trazer a campanha às ruas é de extrema importância para alertar sobre a doença que, na maioria das vezes, é negligenciada e estigmatizada pela sociedade”, disse a diretora administrativa da UPA Paço do Lumiar, Stefanny Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário