quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Maranhenses presos há mais de 45 dias na Venezuela são solto após audiência


Quatro brasileiros, dentre eles três maranhenses, foram libertados após quase três meses presos na Venezuela, após terem sido flagrados trabalhando em um garimpo ilegal no país. A soltura dos quatro aconteceu após uma audiência.


Os maranhenses são Lucília Ferreira do Nascimento, da cidade de Poção de Pedras; Francisco Cunha Silva, de Bom Jardim e Samuel da Conceição, de Lagoa Grande do Maranhão. O trio foi preso pelo Exército da Venezuela em 26 de outubro. Os brasileiros deveriam ficar presos na Venezuela por 45 dias, enquanto durassem as investigações do crime de mineração ilegal. Esse prazo venceu há quase um mês sem que eles conseguissem responder ao processo em liberdade.

Por meio de nota, a Defensoria Pública da União (DPU) disse que está ciente do caso e, em dezembro do ano passado, entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores para prestar assistência aos cidadãos brasileiros, com proteção e garantia de direitos. Com a mudança no comando do ministério, o pedido foi reiterado nesta semana.

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Maranhão (OAB-MA) acompanha o desfecho da história, que estava sendo adiado pela precária relação diplomática entre Brasil e Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário