quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Movimentos de Defesa da Mulher confirmam que vão dar continuidade aos protestos contra o vereador de São Luís, Domingos Paz


APURAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DO VEREADOR DOMINGOS PAZ, JÁ! 

A chuva que caiu na manhã desta quarta-feira (25), impossibilitou a realização do Ato-denúncia convocado pelo movimento de mulheres, marcado para acontecer em frente ao Tribunal de Justiça.

Apesar disso, representantes do Fórum Maranhense de Mulheres, entidades e coletivos feministas, estiveram na Câmara de Vereadores de São Luís para protocolar ofício solicitando audiência com a mesa diretora deste parlamento para tratar das graves denúncias de assédio sexual e estupro de vulnerável que pesam contra o vereador Domingos Paz (Podemos).

"É inadmissível que a Câmara de Vereadores, até o momento, não tenha se posicionado e sequer dialogado com o movimento de mulheres sobre as denúncias. Desde dezembro, temos provocado a Casa e não fomos ouvidas. Pese  terem realizado sessões extraordinárias e anunciado uma Comissão de Recesso, não houve nenhuma movimentação no sentido de apurar as denúncias e afastar o vereador", relatou Rielda Alves, militante do Coletivo de Mulheres "Resistência Feminista".

"A postura do parlamento municipal segue a lógica de banalização das denúncias e contribui com a ideia de que a violência machista e misógina que acomete as mulheres cotidianamente são social e institucionalmente autorizadas, além de desencorajar que mulheres vítimas de violência denuncie seus algozes", denunciou outra militante.

O documento protocolado na Câmara contou com a assinatura de várias entidades de Defesa da Mulher: 

FÓRUM MARANHENSE DE MULHERES, CONSELHO ESTADUAL DA MULHER, COLETIVO DE MULHERES DO MARANHÃO IEDA BATISTA, UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES, SECRETARIA ESTADUAL DE MULHERES DO PT, GRUPO DE MULHERES NEGRAS MÃE ANDRESA, CONSELHO MUNICIPAL DA CONDIÇÃO FEMININA, PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO, FÓRUM DE MULHERES DE IMPERATRIZ E ARTICULAÇÃO DE MULHERES BRASILEIRAS

- Apoiamos e acolhemos as vítimas dessas violências!

- Exigimos apuração e investigação das denúncias contra o vereador Domingos Paz!

- Repudiamos o despacho do desembargador Bayma que interdita um dos processos de investigação e a postura da Câmara de Vereadores de São Luís, por não ouvir o movimento de mulheres e não abrir processo na Comissão de Ética!

- É pela vida das mulheres! Não recuaremos! 

Ainda segundo a organização do movimento novos protestos serão realizados em frente ao Tribunal de Justiça do Maranhão, como já está organizado, e também na Câmara de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário