quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Rosário registra 48 casos de Malária; ações de saúde são intensificadas na cidade

 


O Governo do estado está reforçando ações de saúde na cidade de Rosário. Um total de 48 casos de Malária foram registrados, até o momento na cidade, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Entre os 48 casos notificados, dois são de crianças, uma de oito meses e uma de dois anos. Um dos casos, também, é uma idosa de 94 anos. Até o momento, nenhum caso necessitou de internação.

Malária

A malária é uma doença infecciosa, febril, aguda e potencialmente grave. Ela é causada pelo parasita do gênero Plasmodium, transmitido ao homem, na maioria das vezes pela picada de mosquitos do gênero Anopheles infectados, também conhecido como mosquito-prego. No entanto, também pode ser transmitida pelo compartilhamento de seringas, transfusão de sangue ou até mesmo da mãe para feto, na gravidez.

Sintomas

Após a picada do mosquito transmissor, o parasita permanece incubado no corpo do indivíduo infectado por pelo menos uma semana. A seguir, surge um quadro clínico variável, que inclui calafrios, febre alta, sudorese e dor de cabeça. Podem ocorrer também dor muscular, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios.

Prevenção

A prevenção da malária consiste no controle/eliminação do mosquito transmissor e pode se dar por meio de medidas individuais, com uso de mosquiteiros, inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, e repelentes. Medidas coletivas incluem drenagem de coleções de água, obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro e limpeza das margens dos criadouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário