quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Serviços on-line do TJMA seguem disponíveis ao público

 


Embora a retomada de prazos, audiências e sessões do Poder Judiciário do Maranhão esteja agendada para ocorrer na segunda-feira (23), o Tribunal de Justiça do Maranhão oferece vários serviços ao público, de forma on-line, como autorização de viagens para menores, agendamentos de audiências de conciliação e/ou mediação, reclamações e sugestões em canal da Ouvidoriacertidões negativasconsultas processuaismedidas protetivas, entre outros.

Um desses serviços é a Atermação On-line, por meio do qual, pessoas idosas (maiores de 60 anos) e/ou com comorbidades podem entrar com um pedido direto para abertura de um processo no Juizado Especial Cível e de Relação de Consumo, dispensando o deslocamento do interessado até a Secretaria do Juizado.

A ferramenta on-line possibilita à parte interessada, que não possui um advogado ou advogada, entrar com uma reclamação judicial – primeiro ato para a formação do processo nos juizados – sobre demandas de consumo ou outras questões simples, no valor de até 20 salários mínimos. A reivindicação registrada será encaminhada para juiz ou juíza, após análise das informações por servidores e servidoras do Tribunal.

Para utilizar o serviço, as pessoas devem residir na área de abrangência dos juizados cadastrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário