quinta-feira, 30 de março de 2023

Acusados de homicídio e tentativa de homicídio são julgados em Timon

FOTO: Mapa Timon/MA

O Poder Judiciário da Comarca de Timon, através da 3ª Vara, realizou nesta quarta-feira, dia 29 de março, uma sessão do Tribunal do Júri, que teve como réus Túlio Pereira de Oliveira e Bruno dos Santos Oliveira. Eles foram julgados sob acusação de crimes de homicídio, que teve como vítima David Kenned da Silva Santos Araújo, e tentativa de homicídio, que teve como vítimas Antônio Victor da Silva Santos e Maria Júlia de Almeida Oliveira. Ao final da sessão, o conselho de sentença optou por absolver Túlio, bem como considerou Bruno culpado. Ele recebeu a pena de 15 anos e 7 meses de prisão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado. A sessão foi presidida pelo juiz titular Paulo Roberto Brasil Teles de Menezes.

Narrou o inquérito policial que, na noite de 15 de janeiro de 2014, no Bairro Novo Tempo, ocorreu o homicídio de David e a tentativa de homicídio de Antônio Victor e Maria Júlia. Conforme apurado, o homicídio e as tentativas de homicídio ocorreram devido a uma rixa que os denunciados Bruno dos Santos Oliveira, Túlio Pereira de Oliveira e outros, nutriam contra a vítima fatal. O fato se deu quando os réus, em companhia de adolescentes, tomaram um táxi em Teresina-PI com destino a Timon-MA com o objetivo de “vingar” a morte de um amigo.

Chegando em Timon, os denunciados teriam avistado David, sentado em frente de uma ‘lan house’. Daí, mandaram o taxista parar um pouco afastado e somente um adolescente permaneceu dentro do táxi. Ato contínuo, os homens, após colocarem em prática o plano de vingança, retomaram para o táxi e ao entrarem neste já foram gritando que “Já foi, já foi, já foi”, ordenando que o taxista saísse do local às pressas. Relataram as testemunhas que os denunciados, ao chegarem perto de David, na via pública, efetuaram vários disparos de arma de fogo. A vítima ainda tentou correr, mas foi alcançada pelos homens, sendo novamente alvejada.

DISPAROS NO MEIO DA RUA

Como já mencionado acima, os disparos foram efetuados em via pública e, próximo do local onde a vítima foi executada, havia uma venda de comidas e nela estavam outras pessoas, tanto que a vítima Maria Júlia foi atingida na região das costelas, e esta estava com seu filho de nove meses nos braços. A outra vítima, Antônio Victor, que é colega da vítima fatal, foi atingido nas costas, e também só não teve um fim trágico devido ao fato de ter corrido em direção oposta à dos algozes. Quando foi capturado, Bruno ainda portava um revólver. O outro acusado, Túlio, também foi preso em flagrante.

A sessão de julgamento ocorreu no plenário do Fórum Amarantino Ribeiro Gonçalves. Trabalharam no julgamento, além do juiz que presidiu a sessão, a promotora de Justiça Karina Freitas Chaves, que atuou na acusação, e a defensora Creuza Maria Lopes, que trabalhou na defesa dos réus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário