quarta-feira, 15 de março de 2023

Em três anos de funcionamento, Governo garante mais de 490 mil atendimentos na Policlínica Cidade Operária

Com três anos de funcionamento, a Policlínica Cidade Operária realizou mais de 490 mil atendimentos, desde a sua inauguração em 28 de fevereiro de 2020. O serviço da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece uma abordagem diferenciada e profissionais especializados. 


Ao som de “Maria, Maria”, do músico brasileiro Milton Nascimento, pacientes, funcionários e gestores da Policlínica Cidade Operária iniciaram, nesta quarta-feira (15), as comemorações pelos três anos de funcionamento da unidade.


Representando a SES, a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves Carvalho, afirmou que caminhar ao lado da população é a principal estratégia do Governo do Estado na execução do SUS no Maranhão. “Ficamos felizes e gratos pelo trabalho que a policlínica vem oferecendo à população. Sem dúvidas, é uma grata satisfação participarmos dessa festa, que não é apenas nossa, e sim de todos os maranhenses”, afirmou. 


Desde o início das suas atividades, em fevereiro de 2020, a unidade que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) já realizou 490.744 atendimentos, dos quais 395.422 exames e 95.322 consultas em especialidades médicas e ambulatoriais. 



Presente na celebração, o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe, enfatizou que a policlínica oferece serviços de qualidade para população. “Diante dos mais de 490 mil atendimentos realizados, é preciso destacar como essa unidade é especial para as pessoas que por ela foram assistidas, e revela a importância da policlínica para o SUS e o Maranhão”.


Para o diretor clínico da Policlínica Cidade Operária, Guilherme Carneiro, a unidade tem se mostrado essencial desde a sua inauguração. “Nós iniciamos as nossas atividades no início da pandemia e essa unidade tem se mostrado essencial desde então no suporte ambulatorial que é prestado à sociedade. É a partir disso que buscamos tratar o usuário do SUS não como alguém que está com uma doença, mas que precisa de acolhimento de forma geral”, disse. A Policlínica da Cidade Operária funciona como ambulatório especializado e atende demanda espontânea e referenciada. Entre os atendimentos com maior demanda, estão Neurologia e Cardiologia com Eletrocardiograma e Ecocardiograma transtorácico. 


Participaram das comemorações a diretora administrativa da Policlínica Cidade Operária, Goreth Almeida, além de profissionais da unidade. 

Com turno de serviços de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e também aos sábados das 8h às 12h, a estrutura é oportunidade de acesso à saúde também para quem não dispõe de tempo livre durante os cinco dias úteis da semana. É o caso da Edna Benedita Lima, de 61 anos. 

“O meu primeiro contato com a policlínica foi no ano passado quando tive uma dengue muito severa. Notei que as coisas eram diferentes já na recepção e o mais gratificante é que eu posso fazer as minhas consultas aos sábados. Como eu trabalho de segunda a sexta, nunca tinha tempo para me cuidar, mas agora isso é diferente”, compartilhou Edna. 

Além da assistência ambulatorial, a Policlínica Cidade Operária oferece especialidades médicas de Clínica Médica, Cardiologia, Pediatria, Dermatologia, Pneumologia, Neurologia, Gastroenterologia, Ortopedia, Endocrinologia, Psiquiatria, Reumatologia e Ginecologia; consultas com enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e odontologistas; e exames de Ultrassonografia, Endoscopia e diagnóstico em Ginecologia e Pneumologia. A gestão da unidade é realizada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Nenhum comentário:

Postar um comentário