sexta-feira, 31 de março de 2023

GAECO deflagra operação contra organização criminosa especializada em furtos e clonagem de carros de luxo

 


O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão, deu apoio ao Ministério Público de Minas Gerais na realização da Operação Vicário, destinada a reprimir crimes de organização criminosa, furto, roubo e adulteração de sinais identificadores de veículos, além de crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.

A operação buscou cumprir 10 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão. Além de cinco municípios mineiros, foram cumpridos mandados em São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além do Maranhão, onde foram cumpridos mandados em São Luís e Presidente Dutra.

INVESTIGAÇÕES

Em resumo, revelou-se a existência de uma organização criminosa com articulação interestadual, dedicada a roubo de veículos de luxo com emprego de equipamentos eletrônicos para a codificação de chaves e partida dos motores; posterior clonagem, mediante adulteração da numeração do chassi e de outros sinais identificadores, replicação de placas e transplante de documentos de registro; e, finalmente, a destinação econômica dos dublês com táticas para dificultar o rastreio documental, despistar o rastreio físico do veículo e conferir aparência lícita nas transações comerciais simuladas.

Uma particularidade da atuação desse grupo foi o superdimensionamento de seus ganhos com a evolução do modus operandi padrão, consistente em roubar, esquentar e vender veículos no mercado clandestino, para modalidade criminosa bem mais lucrativa, consistente na venda de parte dos veículos clonados por preço de mercado, enganando consumidores.

Até o momento, foram identificados pelo menos oito veículos roubados, avaliados em R$ 2,3 milhões.

Foram apurados um crime de roubo, sete crimes de furto, três crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, três crimes de lavagem de dinheiro, um crime de receptação qualificada, dois crimes de uso de documento público falsificado, três crimes de falsidade ideológica, um crime de falsificação de documento público e dois crimes de estelionato, além do crime de organização criminosa.

Participaram das diligências 11 Promotores de Justiça, nove servidores do Ministério Público, 114 policiais militares e 26 policiais civis. As investigações prosseguem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário