terça-feira, 28 de março de 2023

Governo celebra 82 anos do Hospital Nina Rodrigues com a inauguração de novos serviços

 


Referência em atendimento psiquiátrico do SUS no Maranhão, o Hospital Nina Rodrigues (HNR), unidade que integra a Rede de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), celebrou, nesta terça-feira (28), 82 anos de funcionamento.

Em comemoração, a unidade inaugurou o Centro de Neuromodulação por Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e mais dois novos ambulatórios especializados, sendo um para o atendimento de pacientes com depressão resistente e o outro destinado ao tratamento de quadros de psicose.

“É com muita alegria que celebramos os 82 anos do hospital. Saudamos, em especial, os profissionais que aqui atuam, pois são eles os responsáveis pelo diferencial da unidade. Nosso objetivo é continuar investindo no atendimento de forma a cuidar das necessidades do nosso povo, fortalecendo o suporte em Saúde Mental com equipe capacitada e estrutura moderna”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Uma das mais antigas unidades de saúde do Maranhão, o Hospital Nina Rodrigues foi fundado em 25 de março de 1941. Localizado no bairro Monte Castelo, na capital maranhense, é referência no estado para o atendimento de transtornos psiquiátricos.

Em 2022, o hospital realizou 120.621 consultas especializadas, 133.776 exames laboratoriais e de imagem, além de 9.948 atendimentos de urgência e emergência pelo Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24h.

A inauguração dos novos serviços é resultado dos investimentos do Governo do Estado na assistência em Saúde Mental. O Centro de Neuromodulação, por exemplo, é fundamental para o tratamento de depressão resistente, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), transtorno grave de ansiedade, entre outras condições.

“A neuroestimulação tem como propósito melhorar o condicionamento como um todo do paciente. É um ganho significativo para o SUS no Maranhão, em especial para as pessoas que são pacientes do Nina Rodrigues, pois quanto mais tivermos alternativas de tratamento disponíveis, sem dúvidas estaremos aumentando as chances de uma melhor qualidade de vida para os beneficiados”, afirmou a diretora geral do HNR, Leilane Campos.

Tanto o Centro de Neuromodulação, como os novos ambulatórios, irão funcionar de segunda à sexta-feira. Darão apoio nos novos serviços, equipe composta por médicos psiquiatras, psicólogos e enfermeiros.

Sobre o HNR

Em mais de oito décadas de existência, o Hospital Nina Rodrigues contabiliza muitos avanços. A unidade, que é administrada em parceria com o Instituto Vida e Saúde (Invisa), possui cinco ambulatórios com a oferta de consultas e exames especializados, entre os quais os de adulto/geral, criança e adolescentes, geriátrico e de humor e ansiedade.

Conta ainda com Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Psiquiátrico 24h, com 25 leitos clínicos; Unidade de Curta Permanência, para acolhimento adulto de até 72h; Residência Médica; Centro de Nutrição e Dietética; Centro de Terapia Ocupacional e núcleo esportivo. Também dispõe de Clínica Médica com 63 leitos, sendo 8 de Unidade de Cuidados Intermediários.

O hospital funciona também como retaguarda para hospitais estaduais, como o Hospital Carlos Macieira (HCM), referência em medicina de alta complexidade do SUS no Maranhão. Como parte complementar ao tratamento psiquiátrico, o equipamento ainda oferece atividades terapêuticas, tais como: acupuntura, musicoterapia, auriculoterapia, terapias individuais e em grupos, meditação, oficinas terapêuticas, inclusive para pessoas com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário