terça-feira, 21 de março de 2023

Governo, Defensoria Pública e Ministério Público participam do lançamento da Campanha Nacional de Combate ao Racismo nas Instituições Públicas


Na próxima terça-feira (21), o Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado da Comunicação (Secom), da Mulher (SEMU) e de Desenvolvimento Social (Sedes); Defensoria Pública do Maranhão (DPE) e Ministério Público (MP/MA) participam do lançamento, no Maranhão, da Campanha Nacional de Combate ao Racismo nas Instituições Públicas. A cerimônia é promovida pelo grupo Mulheres de Axé do Brasil (MAB).

O evento que acontecerá às 13h, no Auditório da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, deverá resultar no processo de capacitação das instituições públicas do Estado, no combate ao racismo estrutural, institucional e religioso que afetam direta e diariamente a população negra brasileira.

O lançamento da campanha no Maranhão seguirá as diretrizes da Lei 14.519/2023, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; e que passa a ser comemorada no dia 21 de março.

MAB

O grupo Mulheres de Axé do Brasil (MAB) foi criado com o objetivo de acolher, apoiar e oferecer formação visando a autonomia das mulheres dos terreiros e seus entornos, muitas delas vítimas de violência doméstica, racismo e intolerância religiosa, e para manter as tradições oriundas de África na diáspora. O MAB encontra-se presente em 22 estados brasileiros e núcleos estaduais em 16 deles, incluindo o Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário