quinta-feira, 16 de março de 2023

Governo do Estado reforça operação para desobstruir pontos de alagamentos em São Luís

 


Equipes da Defesa Civil Estadual, órgão do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), estiveram, nesta quinta-feira (16) no bairro Anil, onde realizaram limpeza de riacho próximo a antigo clube Lítero. De caráter preventivo e em apoio ao trabalho de manutenção e limpeza feita pelos municípios, a limpeza integra as ações do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV). A ação será continuada e, ao longo da semana, outras áreas em bairros da capital serão foco das atividades.

O Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV) foi criado pelo governador Carlos Brandão, em decreto assinado no mês de janeiro, para realizar ações cautelares e de reparação aos danos causados pelas chuvas na Grande Ilha. Nesta semana, o comitê visitou sete pontos da Grande Ilha em companhia da Defesa Civil Nacional, cuja visita tinha o objetivo de validar a concessão de auxílio federal às áreas em risco na região. 


Durante a operação no Anil, as equipes realizaram desobstrução do córrego, que teve seu nível de água elevado por conta das chuvas e transbordou sobre a via. Foi feita limpeza preventiva para minimizar a ocorrência de novo transbordamento. “O trabalho preventivo que temos feito é a limpeza de riachos, córregos e afins em pontos de alagamentos, para evitar situações deste tipo [alagamento]”, pontuou o coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, Sandro Amorim.

O trabalho é realizado semanalmente em pontos de obstrução e do chamado ‘estrangulamento’ de canais de água. 

Paralelamente, a Defesa Civil Estadual vem promovendo ações para desobstrução de pontos de alagamentos e riachos, que cortam ruas e bairros da Grande Ilha, em apoio aos municípios. O objetivo é limpar e desentupir a passagem das águas das chuvas, que têm se acentuado nos últimos dias, e assim, prevenir o transbordamento, principalmente no período chuvoso.

As equipes realizam ainda fiscalização e monitoramento para identificar os locais mais críticos e os que ainda precisam de uma atenção. As equipes fazem a retirada de mato, galhos e até objetos, como sofá, plásticos e pneus, que influenciam diretamente na passagem das águas das chuvas. 

“Estamos indo em cada riacho e setores próximos para monitoramento e dando andamento aos serviços que ajudam na livre passagem da água nessa época do ano. Esse trabalho antecipado evitou que ocorressem obstruções mais críticas neste período chuvoso. Governo, por meio da Defesa Civil Estadual, vem trabalhando para a identificação, prevenção e contenção de problemas desta natureza", ressaltou o analista técnico da Defesa Civil Estadual, Wellington Cardoso. 

O trabalho terá continuidade em pontos mapeados com o objetivo de identificar outras obstruções, a exemplo das causadas por conta de deslizamento de barreiras. “As pessoas não conseguem identificar o que há sob as águas. Pode haver bueiro, buraco, solo rompido, correnteza forte e, portanto, há risco. A orientação é que, nestes casos, as pessoas esperem a água baixar para, então, no momento certo, atravessar vias e rios”, alertou Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário