segunda-feira, 13 de março de 2023

Governo do Estado reforça parceria na saúde com gestões municipais


O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reafirmou o compromisso da gestão estadual em fortalecer a relação com os municípios e qualificar ainda mais os serviços na área da saúde. Com foco no movimento municipalista, o titular da pasta pontuou ações que estão sendo executadas, como o trabalho para reduzir a espera por cirurgias eletivas nas especialidades oftalmológica e ortopédica.

“Nós encaminhamos ao governo federal um plano estadual, onde serão contempladas as áreas oftalmológicas com procedimentos de ortopedia, catarata, glaucoma e pterígio. Nós estamos empenhados em diminuir esse tempo de espera. Também iremos investir em monitoramento de dados e indicadores para que os gestores possam acompanhar o desempenho do seu município”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Na rede hospitalar, para o mês de maio, está prevista a entrega da primeira ala de queimados do estado, no Hospital da Ilha, localizado na Av. São Luís Rei de França, em São Luís. “A partir da inauguração, o Maranhão será referência para os estados da região e para o Brasil. Além de uma câmara hiperbárica, nós teremos o banco de pele”, pontuou o secretário.

Sobre a vacinação contra Covid-19, o titular da SES reforçou a importância da população ter o ciclo vacinal completo, bem como chamou atenção para a necessidade de procurar os postos de vacinação.

“Nós estamos com quadro de queda, já que temos mais de 90% da população com mais de 18 anos com o esquema básico de vacinação, que são a primeira e a segunda dose, mas para continuarmos bem é preciso que a população continue se vacinando, nossos números de terceira e quarta dose são preocupantes”, alertou. 

Tiago Fernandes lembrou que as pessoas de 60 a 69 anos podem receber a dose da vacina Pfizer Bivalente, mas para isso, precisam ter concluído esse esquema básico, e ter, no mínimo, um intervalo de quatro meses entre as doses.  

Para os casos suspeitos de Covid-19, a testagem se mantém e o local de referência na rede estadual é o Hospital Genésio Rêgo, na Avenida dos Franceses, em São Luís. 

Entre as ações desenvolvidas nos municípios, o secretário Tiago Fernandes ressaltou a entrega de duas ambulâncias para a Região Tocantina, um aporte financeiro com foco na farmácia básica e no SAMU. Além disso, ele destacou o mutirão de procedimentos cirúrgicos para Imperatriz e adjacências. Serão 1.000 procedimentos oftalmológicos na Região Tocantina, sendo 600 de catarata e 400 de pterígio, além de procedimentos na área de ortopedia.

Sobre o piso salarial dos enfermeiros, o secretário informou que recebeu um grupo de profissionais na manhã da última sexta-feira (10), na SES, onde reafirmou o compromisso do Estado em efetivar o pleito.

“A pauta está sendo discutida por todo o Brasil. Ainda este mês, teremos mais uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) com esse objetivo. É preciso um amplo debate envolvendo várias instâncias, pois temos que pensar sobre o modelo de prestação de serviços. Tenho dito que precisamos de uma âncora fiscal e alinhar com planos de receita para tornarmos o pleito possível”, disse Tiago Fernandes.

A respeito do aumento do número de casos de dengue, zika e chikungunya, Tiago Fernandes afirmou que as equipes da Força Estadual de Saúde (Fesma) estão trabalhando nos municípios que notificaram a Secretaria, e a equipe de controle está fazendo o monitoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário