domingo, 26 de março de 2023

Governo do Maranhão intensifica ações preventivas e de manutenção em pontos afetados pelas chuvas

 


Os trabalhos de recuperação em áreas afetadas pelas chuvas na Grande Ilha e cidades do interior maranhense foram intensificados pelo Governo do Estado. Seguindo um cronograma já estabelecido, após mapeamento dos principais pontos, são executadas intervenções estruturais e ações de prevenção em estradas e pontes rodoviárias. Diariamente, técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) dão andamento aos serviços. Neste sábado (25), as equipes estiveram no bairro Renascença, em São Luís; e na ponte sobre o Rio São João, em São José de Ribamar. 


"As chuvas intensas tem atingido centenas de irmãos maranhenses, já são 49 cidades com decreto de situação de emergência, e 5843 famílias desabrigadas. Unidades do Corpo de Bombeiros espalhadas pelo interior do estado nesse momento funcionam como regionais da Defesa Civil Estadual, e tem atuado firmemente para mitigar os efeitos das fortes chuvas. Fica registrado o máximo respeito e reconhecimento a todos os Comandantes de Unidades do Interior, e respectivos respectivos efetivos, pelo afeto com o qual têm atuado na assistência as famílias afetadas pelas enchentes. Agradecimentos especiais ao Sr Governador Carlos Brandão por toda ajuda aos maranhenses vítimas das chuvas, bem como pelo apoio dispensado aos bombeiros militares para bem fielmente cumprirem o seu dever. Deus está no controle!", pontuou o Coronel Célio Roberto, Comandante-geral do CBMMA.

Na Grande Ilha, estão em andamento trabalhos de manutenção e prevenção em pontos dos bairros Renascença, Anil, Maiobinha, Beira-rio e outros. São realizadas ações de desobstrução de galerias, riachos, córregos e afins; colocação de placas de alerta sobre os riscos e outros, em trabalho conjunto com a Defesa Civil Estadual. Na ponte São João, os serviços de recuperação foram concluídos e segue ação de limpeza no local.


Além do plano de trabalho em curso, o Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Vítimas das Chuvas, criado pelo governo, realiza uma série de intervenções preventivas em vários pontos do estado.

Municípios

No interior do Maranhão, equipes da Sinfra e Defesa Civil Estadual seguem trabalhando nas pontes da MA-122, de Pedreiras a Lima Campos; na MA-040, de Timon a Matões; e MA-322, trecho Coroatá a Pirapemas. Recebem serviços de recuperação, trecho da MA-006, entre Balsas e Tasso Fragoso; na MA-034, trecho de Caxias à Baú; e avaliação para início das ações na MA-336, entre Joselândia e Pedreiras. 

O auxílio à população vítima das chuvas está sendo feito pelo Governo Estadual e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, que liberou recursos para compra de alimentos, água e colchões. Paralelamente, em parceria com o setor privado, o governador anunciou doações de itens às pessoas afetadas, como cestas básicas, colchões, alimentação, água, roupas e produtos de higiene pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário