segunda-feira, 27 de março de 2023

Governo do Maranhão reforça qualidade da Educação inaugurando novas escolas dignas nos municípios

 


A Educação é uma das prioridades do Governo do Estado e recebe atenção especial do governador Carlos Brandão. Em reforço a esse plano de melhoria da qualidade do ensino público estadual, integrando as ações do programa Escola Digna, três novas unidades foram inauguradas, neste domingo (26), contemplando as cidades de Estreito, Porto Franco e Lajeado Novo. Duas são escolas militares. O vice-governador e secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão, acompanhado do secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, realizou as entregas.

“Muito importante, mais um momento municipalista o governador Carlos Brandão. Estamos percorrendo os municípios, levando obras em ação parceira com as prefeituras com objetivo de garantir mais qualidade na Educação e de vida para os maranhenses. O lema é esse, trabalho sempre e parceria sempre”, pontuou o vice-governador e titular da Seduc, Felipe Camarão.

O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Silvio Leite, destacou a expansão da rede de escolas militares pelo governo maranhense. “O governador Carlos Brandão nos deu a clara determinação para aumentarmos em 100% o número de escolas militares em nosso Estado. A rede é mais uma possibilidade formativa à disposição dos alunos, contribuindo para que se tornem cidadãos melhores e tenham uma adequada qualificação profissional, que será a base de seu futuro”, ressaltou. 

O governo inaugurou o Colégio Militar 02 de julho – XXVIII - Unidade Luís de Oliveira, em Estreito, fruto de convênio com prefeitura. A escola possui 12 salas de aula, sala de professores, cozinha, banheiros (um adaptado para cadeirantes), secretaria, sala da diretoria, sala de monitores, amplo pátio com quadra poliesportiva a ser construída pela prefeitura. Tem capacidade para 800 alunos. Obras na infraestrutura, com a pavimentação em bloquetes nos povoados; e asfáltica na área urbana da MA-138 completam a agenda em Estreito. 

“Nos sentimos muito gratos pela presença do governo e pelo recebimento dessas benfeitorias para nosso município. Parabenizo essa gestão, que é municipalista e ficamos muito felizes com esse compromisso do governador Carlos Brandão”, enfatizou o prefeito Léo Cunha. Na ocasião, foi anunciada a construção de mais duas escolas, uma unidade do IEMA, outra escola militar e ônibus escolar para reforço à educação no município. 

Presentes às agendas, o subsecretário da Seduc, Anderson Lindoso; o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Vagtônio Brandão; o secretário de Estado da Região Tocantina, Paulo Sérgio; e autoridades políticas locais. 


Porto Franco

Outra unidade da rede de escolas militares foi inaugurada em Porto Franco, onde o governo garantiu importantes obras na Educação. O Colégio Militar 02 de julho - Unidade XXVIII - Unidade Integrada Professora Ercília Bento, além das salas e demais estruturas, possui espaço para horta pedagógica, áreas verdes e quadra poliesportiva que está em fase de construção. Tem capacidade para 225 alunos. A rede oferece ensino fundamental II – do 6º ao 9º ano, e é coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). 


“Essa parceria da prefeitura e governo é muito significativa para nós. Nossa cidade ganhou a unidade 31 da rede de escolas militares e nos sentimos muito felizes, pois esta escola vai contribuir muito para a qualidade do ensino municipal. Destacamos também outras obras importantes como o asfalto, Procon, quadra poliesportiva, o sistema de abastecimento de água e muitas outras ações que vêm melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o prefeito Deoclides Macedo. 


Lajeado Novo

O governo também beneficiou o município de Lajeado Novo com obras na educação, inaugurando a Unidade Integrada Nemésio Bandeira Gomes, que foi ampliada e revitalizada. Possui quatro salas, sala da direção e sala dos professores. A obra é fruto da parceria governo e prefeitura. E concluindo a agenda, o governo inaugurou sistema de abastecimento de água, beneficiando mais de 100 famílias que antes não possuíam acesso à água potável. Esta era uma reivindicação antiga das comunidades dos povoados, que agora não precisam mais percorrer longas distâncias em busca de água adequada para consumo. 

Para a prefeita Ana Léa Barros, o sentimento foi de felicidade e união. “Estou muito feliz em, novamente, estar recebendo o governo em nosso município, inaugurando essas obras, com destaque para a escola. E confio que, juntos, faremos muito mais pela cidade”, avaliou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário