quarta-feira, 15 de março de 2023

Governo e Comissão de Saúde da Alema visitam Hospital Dr. Carlos Macieira

 


As instalações de atendimento e assistência na área de alta complexidade do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, foram visitadas esta semana pela subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Carvalho, e pelos membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão: o deputado Florêncio Neto, que preside a Comissão, a deputada Cláudia Coutinho e o deputado Carlos Lula. 

Como o HCM é o primeiro hospital do Nordeste a receber o reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que certificou o hospital com a Acreditação Nível I, os membros da Comissão de Saúde, durante a visita, acompanharam o cumprimento dos padrões de qualidade e segurança de pacientes aplicados no hospital.

A subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Carvalho, participou da visita e destacou o hospital como referência para qualificação de toda a rede estadual. “A gente precisa qualificar as nossas unidades, o hospital pode ser uma referência em levar o Maranhão ao mundo e ao Brasil como referência da nossa qualidade”, disse.

O HCM, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu em fevereiro a Acreditação Nível I emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que confere o certificado após a unidade ter cumprido padrões de qualidade e segurança em 70%, ou mais, definidos internacionalmente. 

A visita foi acompanhada pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Instituto Acqua, responsável pela gestão da unidade, além da direção do HCM. 

O diretor geral do HCM, Edilson Medeiros, fez a apresentação do processo de certificação, iniciado em março de 2022 e concluído em dezembro do mesmo ano. Entre as principais tarefas estavam a definição do perfil epidemiológico dos pacientes, implantação de novos protocolos assistenciais, sistematização do organograma do hospital e valores assistenciais realinhados com a missão do Instituto Acqua e também com os princípios, como integridade, compliance e conduta ética.

“Gostaria de frisar a parceria do Instituto Acqua e da Secretaria de Estado da Saúde para o povo do Maranhão. É fundamental que tenhamos uma empresa que valoriza os profissionais e desenvolve um gerenciamento correto, honesto e do qual nós podemos nos orgulhar”, afirmou Edilson Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário