quinta-feira, 30 de março de 2023

Governo e municípios unem forças para erradicar o analfabetismo

 


Juntos pela Alfabetização das Crianças e Erradicação do Analfabetismo de Jovens e Adultos no Maranhão. Esse foi o tema do Encontro da Educação, que reuniu, nesta quarta-feira (29), no Centro de Convenções da UFMA, em São Luís, membros do Governo do Estado, dirigentes municipais de Educação, representantes da iniciativa privada e organizações não-governamentais, professores, articuladores pedagógicos municipais e regionais de todo o estado. 

Na ocasião, eles assinaram uma Carta de Compromisso pela Alfabetização de todas as crianças e de erradicação do analfabetismo de jovens e adultos, sinalizando o compromisso com a superação das desigualdades educacionais no território maranhense. 


O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, conclamou todos os presentes a perseguirem a meta de tornar o Maranhão um estado livre do analfabetismo. 

“O que estamos propondo aqui hoje é uma espécie de Escola Digna 3.0, a gente precisa dar mais um passo, com a criação de um pacto em todo estado do Maranhão pela alfabetização das crianças em qualquer idade escolar, em todas as escolas e vamos tornar o Maranhão um território livre do analfabetismo, alfabetizando mais de 800 mil pessoas entre jovens e adultos no estado. É uma meta ousada, mas ultrapassa qualquer disputa política. Por isso, quero conclamar todos os prefeitos e prefeitas, agente públicos, educadores e educadoras para alcançar essa meta aqui no Maranhão e nós, do Governo Carlos Brandão, estamos juntos com vocês nessa missão”, enfatizou Camarão.


O secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, também reforçou a importância da Educação. “Para mim, a Educação é como se fosse um farol, quando a gente não sabe nada, nem consegue escrever uma carta, é como se a gente vivesse no escuro. À medida que você vai adentrando na educação, você vai iluminando a vida e abrindo caminhos para que possa escolher”, salientou. 


O prefeito de Presidente Médici e diretor de Educação da Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão), Caçula Coelho, ressaltou o papel de cada ente para o avanço da educação. “Que a gente possa continuar educando nossas crianças da melhor forma possível, o Governo do Estado está dando sim um maior suporte para os municípios, dando maior repasse possível, e que todos os prefeitos tenham em mente que educação é um investimento e não gasto”, apontou. 


Além das prefeituras municipais, o Governo do Estado também conta com o apoio de iniciativa privada e organizações, que já integram as parcerias do Pacto pela Aprendizagem – instituído em 2019 -, como: Associação Bem Comum, Eneva, Instituto Natura, Instituto Formação, Fundação Vale, Fundação Lemann, Fundação Getúlio Vargas, Laboratório de Educação, Vale S.A e o Unicef Brasil.

Para a coordenadora de responsabilidade social da Eneva, Elizabeth Telles, a empresa possui um projeto familiarizado com Pacto pela Aprendizagem, junto com o Laboratório da Educação, com alcance de 25 mil profissionais da educação, cujo foco é educação infantil, atendendo a 4.700 unidades escolares. “Quero agradecer aqui, em nome da nossa diretoria, ao secretário e vice-governador Felipe Camarão por ter aberto as portas para a gente ter esse projeto tão próspero e por entender que a nossa parceria não vai ficar por aqui, pois teremos vários e vários anos de parceria no nosso processo de educação aqui no Maranhão”, destacou. 

O deputado estadual Arnaldo Melo, que representou a Assembleia Legislativa, ressaltou sobre a oportunidade de unir esforços pela educação no estado. “Temos a oportunidade de ver e presenciar os verdadeiros agentes da educação. Todos os governos fazem esforços gigantescos, e no governo Brandão vemos essa capacidade interativa de toda a equipe de realmente engendrar esforços para melhorar nossa situação educacional”, ressaltou. 


Seama

Durante o encontro, o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão, apresentou aos secretários e técnicos dos municípios os resultados do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama), avaliação que mediu a qualidade do ensino ofertado pelas redes municipais. As notas dessa avaliação irão compor o cálculo do Índice de Desempenho da Educação (IDE), para a repartição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) nos 217 municípios, conforme a Lei Estadual 11.815.

“A política do ICMS educacional no Maranhão indica que há uma prioridade do governo e é a alfabetização que mais conta no índice do ICMS educacional maranhense. Então, eu quero aqui salientar essa parceria e agradecer mais uma vez e dizer que estamos aqui sempre à disposição para apoiar o estado”, afirmou Anderson Araújo, analista da Associação Bem Comum.

Com os resultados em mãos, as redes poderão analisar, debater e propor políticas e estratégias para melhorar a aprendizagem de seus estudantes, como avaliou Marconi Pinheiro, presidente da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime). “É muito bom ver o governo iniciar uma nova gestão pensando em alfabetização, pensado na qualidade do ensino e da prática. Nós podemos e somos capazes de fazer essa diferença”, reforçou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário