segunda-feira, 13 de março de 2023

Maranhão intensifica investimentos em infraestrutura e segurança turística no Polo Lençóis e Delta

 


O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um verdadeiro paraíso dentro do Maranhão e um dos principais destinos turísticos do país. Nos últimos anos, o destino maranhense tem atraído milhares de turistas brasileiros e estrangeiros a conhecer as imensas dunas e lagoas de águas cristalinas com tonalidades verde e azul.

Em 2022, a região dos Lençóis Maranhenses atingiu taxa de ocupação hoteleira de 58%, segundo dados do Observatório do Turismo do Maranhão. Ainda segundo dados do Observatório do Turismo, a taxa de desembarque no aeroporto de Barreirinhas, também em 2022, foi de 463 voos chegando ao município.

Visando proporcionar uma ótima experiência aos turistas, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) tem realizado, nos últimos anos, investimentos através da implantação de obras de infraestrutura e desenvolvido ações constantes para boas práticas e fortalecimento da segurança turística do destino aos visitantes.

Através do Programa Destino Lençóis e Delta, a Setur realizou investimentos de R$ 20 milhões que contemplaram oito municípios da região.

Segurança Turística

Além de obras e investimentos em infraestrutura dos municípios que compõem o Polo Lençóis Maranhenses e Delta, a gestão estadual realizou, também, ações voltadas à segurança turística do polo. As ações foram desenvolvidas pela Setur, por meio do projeto Turismo Seguro, com a oferta de cursos de capacitação de agentes que trabalham no segmento do turismo, blitz de sensibilização sobre o tema da segurança turística, além de entrega de veículos para o Batalhão de Polícia Militar de Turismo do Maranhão (BPtur-MA) para reforçar a segurança no parque dos Lençóis Maranhenses.

Reconhecimento da Unesco

No último sábado (4), o governador Carlos Brandão recebeu uma carta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) informando que a candidatura dos Lençóis Maranhenses a Patrimônio Natural da Humanidade atendeu a todas as exigências técnicas. O documento comunicou ainda que uma comissão da entidade virá ao Maranhão fazer uma avaliação presencial do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário