terça-feira, 21 de março de 2023

Monkeypox: Maranhão inicia vacinação de grupos prioritários


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, nesta terça-feira (21), às 9h, a Campanha de Vacinação Contra Monkeypox, doença anteriormente chamada de "'varíola dos macacos". O Maranhão possui 129 casos da doença confirmados. A abertura da vacinação será no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) - Hospital Universitário Presidente Dutra, em São Luís. 

O Maranhão recebeu 478 doses da vacina. Além de São Luís, também iniciam a ação de imunização os municípios de Imperatriz e Bacabal. Em São Luís, a vacina monkeypox estará disponível no Centro de Saúde (SAE) do bairro de Fátima, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) - Hospital Universitário Presidente Dutra, além do SAE Bacabal e SAE Imperatriz.

O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. A vacina é a Jynneos, produzida pela empresa dinamarquesa Bavarian Nordic. Esse é o mesmo imunizante utilizado nos Estados Unidos e na Europa.

Para a vacinação, serão priorizadas a proteção das pessoas com maior risco de contaminação e evolução para as formas graves da doença. Se enquadram nesses critérios: 

- Pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses;

- Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade;

- Pós-exposição: pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundia de Saúde (OMS).

Nesse último caso, pós-exposição, também existem regras específicas. O público apto a se vacinar precisa:

- Ter tido um contato de médio ou alto risco de exposição (Quadro1) com um caso index suspeito, provável ou confirmado para mpox;

- Ter entre 18 a 49 anos de idade;

- Comparecer ao serviço para vacinação até 4 dias após a exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário