domingo, 26 de março de 2023

MPMA busca apoio do TRE para as eleições do Conselho Tutelar em São Luís

 


Em reunião realizada nesta quarta-feira, 22, na sede do Tribunal Regional Eleitoral, o Ministério Público do Maranhão requereu o apoio da Justiça Eleitoral para as eleições unificadas do Conselho Tutelar, a serem realizadas no dia 1° de outubro de 2023, em todo território nacional.

Durante o encontro, o promotor de justiça Gleudson Malheiros Guimarães, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ), relatou a parceria bem-sucedida com o TRE, no Maranhão, na última eleição unificada do Conselho Tutelar, realizada em 2019, quando foram emprestadas urnas eletrônicas para os 12 maiores municípios do estado.

Desta vez, foi solicitado novamente o apoio do TRE-MA buscando agora contemplar todos os 217 municípios do Maranhão, tanto com urnas eletrônicas quanto com o compartilhamento dos cadernos de votação e urnas de lona.

O TRE-MA prometeu auxiliar as eleições de 2023, com o custeio do transporte das urnas para cada município. O Tribunal requer de cada Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) formule com maior brevidade ao Cartório Eleitoral o pedido de apoio, com a solicitação de urnas eletrônicas, urnas de lona e caderno de votação por seções eleitorais.

Após o levantamento das demandas, o TRE avaliará a logística necessária, a quantidade e quais municípios poderão ser contemplados com urnas eletrônicas.

Segundo Gleudson Malheiros, a articulação com o TRE é um passo importante para as eleições do Conselho Tutelar no Maranhão, pois o apoio da Justiça Eleitoral garante maior qualidade às eleições, tornando-as mais limpas, transparentes e seguras. “Quem ganha é a sociedade maranhense que elegerá pessoas da comunidade para cuidar pelo direito de crianças e adolescentes. Parabenizo o TRE pela receptividade das demandas e, sem dúvidas, o órgão contribui para aperfeiçoar o sistema de proteção das crianças e adolescentes”, concluiu.

Também participaram da reunião Marcelo Moreira (juiz auxiliar da Presidência do TRE-MA), Denise Gasparinho, Marcos Japi, Jonathan Soares, Édila, Marilene e Alice (representantes do CMDCA de São Luís), além de integrantes da equipe técnica do Tribunal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário