sexta-feira, 17 de março de 2023

MPMA homenageia centenário do Sampaio Corrêa


Com a abertura de uma exposição e a promoção do debate “100 anos do Sampaio Corrêa” na 17ª edição da ESMP Literária, o Ministério Público do Maranhão homenageou, na manhã desta sexta-feira, 17, no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, o centenário do time de maior popularidade da capital maranhense, o Sampaio Corrêa, fundado em 23 de março de 1923. Membros e servidores do MPMA, representantes do clube e de outras instituições, estudantes, torcedores e pesquisadores participaram das atividades.

 

Organizada pela Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP) e pelo Centro Cultural, as atividades objetivam incentivar a prática desportiva, em particular o futebol, como forma de cidadania e garantia de direitos, conforme preconiza a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

EXPOSIÇÃO

 

A exposição que está em cartaz no Espaço de Artes Ilzé Cordeiro até o dia 28 de abril é composta por troféus, uniformes, medalhas, fotografias, reportagens de jornais impressos, além de materiais esportivos como bolas, chuteiras e luvas usadas ao longo da história pelo time de futebol, também conhecido como tubarão e Bolívia querida.

 

Há, ainda, objetos e materiais referentes ao time de basquete feminino do Sampaio Corrêa, tricampeão da liga brasileira, além do time também vitorioso de beach soccer.

 

Estiveram presentes do evento os jogadores Pimentinha, Luís Daniel, Eloir e Joécio Barbosa.

 

ABERTURA

 

Abrindo os pronunciamentos do dispositivo de honra, a ouvidora do Ministério Público do Maranhão, Sandra Alves Elouf, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da homenagem. “Muito merecida esta mostra em reverência aos 100 anos do Sampaio Corrêa. Fico muito feliz por esta escolha. Estão todos de parabéns”.

 

Em seguida, a diretora da ESMP, Karla Adriana Farias Vieira, ressaltou os dispositivos da Constituição Federal e do ECA que estabelecem a promoção pelo Estado do acesso da população, incluindo crianças e adolescentes, ao lazer e ao esporte. “Aqui formaremos a seleção mais imbatível que poderíamos pensar, porque vamos discutir o esporte pelo âmbito da literatura, do direito, e da educação. Quando essas áreas se conectam, todas se fortalecem”.

 

Presente ao evento, o presidente do Sampaio, Sérgio Frota, afirmou que o clube tem uma história vitoriosa que ultrapassa a esfera do futebol, sendo hoje também referência no basquete feminino e no beach soccer. “No mundo em que vivemos, o esporte é sobretudo inclusão social. Esta homenagem é merecida e é destinada para todos que construíram essa história vitoriosa. Por isso, vamos continuar trabalhando por novas conquistas”, disse.

 

O diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Carlos Henrique Farias Vieira, agradeceu a parceria do Sampaio Corrêa para a promoção da homenagem. “O momento é de celebração. Agradeço a todos que possibilitaram a realização deste encontro, para que pudéssemos fazer parte dos 100 anos do clube. Estamos aqui unidos pelo amor ao esporte”, enfatizou.

 

Também se pronunciaram na abertura o desembargador do tribunal regional do trabalho, Gérson Costa, e o secretário municipal de Desporto e Lazer, Romário Barros.

 

Durante a abertura, o MPMA homenageou Sérgio Frota, com a entrega de certificado.

 

DEBATE

 

Como parte da programação da 17ª edição da ESMP Literária, o historiador e servidor do MPMA Claunísio Amorim Carvalho, e o professor de educação física Hugo José Saraiva Ribeiro discorreram sobre a trajetória do clube. O primeiro é autor de “Terra, grama e paralelepípedos: os primeiros tempos do futebol em São Luís (1906-1930). Hugo Ribeiro escreveu “Sampaio Corrêa: uma paixão dos maranhenses”.

 

Como debatedores, participaram o desembargador do TRT, Gérson Costa, e o promotor de justiça José Frazão Menezes Neto, da Comarca de Buriticupu Mediou o debate o promotor de justiça Carlos Henrique Rodrigues Vieira.  A apresentação dos palestrantes foi feita pela promotora de justiça, auxiliar da ESMP, Ana Luiza Almeida Ferro.

 

“O que vale é que o Sampaio é maior que o Sampaio. É o Maranhão de chuteiras. Os 100 anos do clube são uma importante parte do futebol maranhense”, destacou Ana Luiza Ferro, durante a apresentação dos palestrantes.

 

Ambos, Claunísio Amorim e Hugo Ribeiro, relataram a paixão deles pelo futebol, desde a infância, e apresentaram detalhes da fundação do Sampaio Corrêa e das inúmeras conquistas do clube ao longo da história.

 

HISTÓRIA DO CLUBE

 

Fundado por homens humildes do antigo bairro São Pantaleão, em 12 de dezembro de 1922, o Sampaio Corrêa Futebol Clube teve o nome inspirado no hidroavião que pousou em São Luís, em setembro do mesmo ano, tendo sido a primeira aeronave a aterrissar no solo da capital maranhense.

 

Pilotado pelo cearense Pinto Martins e pelo estadunidense Walter Hilton o hidroavião foi o primeiro a cruzar as três américas. A travessia, que durou quatro meses, saindo de Nova Iorque até a capital fluminense, foi financiada pelo senador da República José Mattoso Sampaio Corrêa, do Rio de Janeiro.

 

Ao longo da história, o Sampaio Corrêa foi o maior vencedor do Campeonato Maranhense, com 36 conquistas. Ganhou ainda três campeonatos nacionais, a série B, em 1972; a série C, em 1997 e a série D, em 2012.

 

Conquistou ainda a Copa Norte em 1998 e a Copa do Nordeste em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário