segunda-feira, 13 de março de 2023

Programa de formação de professores contribuirá para melhorar a qualidade da aprendizagem

 


Durante a solenidade de lançamento do Programa Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (Parfor/UFMA-MA), ocorrida nesta segunda-feira (13), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou que a iniciativa irá contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem, que está entre as metas do Governo do Estado para a educação no Maranhão. 

“Certamente, além da qualificação profissional dos nossos docentes, o programa vai alcançar aqueles que mais precisam, os nossos estudantes. Nosso objetivo é qualificar cada vez mais nossos profissionais da educação e com isso melhorar mais nossos indicadores educacionais e dar mais oportunidade aos estudantes”, destacou o vice-governador.  


O Parfor foi instituído pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), conveniado com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a UFMA. É voltado para a formação de professores que estão em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à lei de diretrizes e bases da educação.

O reitor da Universidade, Prof. Dr. Natalino Salgado Filho, também ressaltou a importância do Programa para a Educação Básica. 

“Para que nós possamos melhorar a qualidade do ensino, temos uma política consistente de formar esses professores nas diversas licenciaturas. O Parfor foi criado pelo MEC para atender a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Isso é de grande relevância e abraçamos essa causa desde 2009, são quatorze anos de atividade. A Universidade Federal do Maranhão tem tido papel de destaque na implementação desse programa”, afirmou.

O Parfor visa à valorização dos profissionais da educação com particular atenção à formação inicial e continuada, em especial dos professores. É nesta perspectiva que o programa tem como meta formar professores em primeira licenciatura, nos parâmetros da legislação vigente, envolvendo-os no contexto em que atuam e de toda a problemática que insere a educação básica, com capacidade aguçada para compreender, investigar e produzir alternativas para o seu fazer pedagógico.

Acordo de cooperação

Na ocasião, foi assinado o termo de adesão ao acordo de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Maranhão e prefeituras de 29 municípios, para implantação das turmas do programa. 

“Quero parabenizar e agradecer a todos os secretários e prefeitos que vieram buscar, com essa parceria com a Universidade, o Parfor, uma formação de professores da Educação Básica”, concluiu Felipe Camarão.

Assinaram o acordo de cooperação os municípios de Alto Alegre do Pindaré, Apicum-Açu, Arame, Barra do Corda, Belágua, Bom Jardim, Buriti Bravo, Buriticupu, Estreito, Grajaú, Igarapé do Meio, Lago da Pedra, Lago do Junco, Maracaçumé, Marajá do Sena, Monção, Pedro do Rosário, Poção de Pedras, Porto Rico do Maranhão, Presidente Juscelino, Santa Helena, Santa Luzia, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São João Batista, Serrano do Maranhão, Sítio Novo, Turiaçu e Urbano Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário