quarta-feira, 15 de março de 2023

Secma garante apoio para a realização da Via Sacra 2023 no Anjo da Guarda

 


Após três anos de paralisação por conta da pandemia de Covid-19, a Via Sacra, maior espetáculo teatral ao ar livre do Maranhão, estará de volta em 2023. Em reunião de alinhamento nesta terça-feira (14) com representantes do espetáculo e o vereador de São Luís, Raimundo Penha, o secretário de Estado da Cultura (Secma), Paulo Victor, sinalizou apoio do Governo do Maranhão para a retomada da peça.  

“A Via Sacra é um momento de muita gratidão e a Secma estará presente apoiando essa manifestação popular. A religiosidade faz parte das tradições maranhenses e estaremos sempre garantindo que o povo do Maranhão possa ter acesso à nossa riqueza cultural”, afirmou o secretário Paulo Victor durante a reunião, realizada na sede da Secma, no Palácio Henrique de La Rocque, na capital maranhense. 

Encenado há 42 anos pelo Grupo Independente de Teatro Amador (Grita) nas ruas do bairro do Anjo da Guarda, em São Luís, a dramatização da Via Crucis que retrata os últimos momentos de Jesus na terra, é interpretada com elenco formado por atores da própria comunidade e todos os anos atrai milhares de pessoas.   

Na última sexta-feira, dia 10 de março, o Grupo Grita realizou o lançamento do projeto Via Sacra 2023, no Teatro Itapicuraíba, um dos palcos da encenação no Anjo da Guarda. Com prévia de cena do espetáculo e a apresentação dos diretores cênicos do projeto, a comunidade comemorou o retorno da peça, que este ano terá como tema “A voz e o corpo da comunidade”. 

“Foi uma noite linda! A voz e o corpo da comunidade pulsaram. O espetáculo será maravilhoso”, festejou a bióloga Aline Duarte, que acompanhou o lançamento.   

Maior espetáculo do Maranhão

O vereador Raimundo Penha, que há vários anos apoia a Via Sacra com a destinação de recursos oriundos de emendas parlamentares, comemorou o apoio anunciado pela Secma. 

“Muito feliz com a volta da Via Sacra depois de três anos sem o espetáculo devido a pandemia. É o maior espetáculo teatral do Maranhão e feito pela própria comunidade, logo o apoio do poder público é fundamental e aqui quero agradecer o secretário Paulo Victor pela disposição em ajudar a volta desse espetáculo, que é muito simbólico, sobretudo para os cristãos”, declarou o parlamentar. 

Mais sobre a Via Sacra

O espetáculo Via Sacra do Grupo Grita foi concebido no ano de 1981, com o objetivo de traduzir o sentimento libertário da Paixão de Cristo, para a população. Centenas de moradores do Anjo da Guarda e região colaboram com a execução da peça, entre atores, produção e equipe técnica. 

A montagem da peça percorre cerca de 2 km de ruas do bairro, com atos encenados em várias localidades do Anjo da Guarda. A Via Sacra 2023 será encenada nos dias 6 e 7 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário