quarta-feira, 22 de março de 2023

Seduc apresenta à Comissão da Alema nova proposta para reajuste de professores

 


O subsecretário da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Anderson Lindoso, apresentou, nesta quarta-feira (22), à Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), a nova proposta, encaminhada pelo Governo do Estado de reajuste salarial e outros pleitos, para o encerramento da greve dos professores.

Lindoso ressaltou que o Governo do Estado propôs à categoria dos professores o reajuste de 11% pago em duas parcelas: uma retroativa a janeiro e a outra no mês de julho, além da implantação das titulações e progressões na carreira. Proposta que foi apresentada nessa terça-feira (21) pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, aos representantes da categoria, em audiência mediada pelo Ministério Público do Maranhão. 

“Aqui na Comissão, debatemos as pautas reivindicatórias do Sindicato, que são pautas legítimas e precisam ser trabalhadas dentro dos limites que o Estado pode propor. Nós estamos buscando uma resolução mais breve para essa pauta e, também, manter uma mesa permanente de diálogo, para que a gente possa avançar com transparência por parte do Estado, demonstrando todos os dados financeiros e orçamentários, e claro, com o entendimento dos professores para que possamos construir e fazer com que a Educação do Maranhão tenha bons resultados para que os estudantes tenham seus direitos garantidos e possam escolher o que quiserem no futuro”, realçou o subsecretário da Seduc.

O deputado estadual Leandro Bello, vice-presidente da Comissão, destacou a importância do debate e a postura do Governo diante do movimento grevista. “Começo minha fala parabenizando pela postura que o Governo do Estado vem enfrentando essa greve, com uma postura de diálogo, permanentemente de portas abertas, enfrentando os problemas, para que possa encontrar uma solução o mais rápido possível. É visto que toda essa educação, todo esse investimento que o governo vem fazendo é para que a nossa juventude não seja prejudicada. Todos sabemos que, desde o primeiro dia de Governo Flávio Dino até hoje, no Governo Carlos Brandão, a prioridade é a educação”, apontou. 

“Estamos buscando ajudar no processo de entendimento, para que possamos acabar com a greve, que é um direito legítimo e necessário por parte do sindicato dos professores, e somos sensíveis a isso. No entanto, a Assembleia cumpriu a sua parte e a Comissão de Educação é um importante instrumento de diálogo e participação, e se Deus quiser vamos conseguir chegar a um consenso e acabar com a greve, e claro, com ganhos para todo mundo”, afirmou o deputado Júlio Mendonça, titular da Comissão.

Também participaram da reunião, o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Alema, deputado Ricardo Arruda, e os parlamentares Zé Inácio, Wellington do Curso, Aluízio Santos, e o adjunto da Vice-Governadoria, André Bello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário