quinta-feira, 23 de março de 2023

Série de obras do Estado garante desenvolvimento ao município de Balsas

 


Realizações na saúde, educação, infraestrutura, assistência social, cidadania, segurança alimentar e, também, no agronegócio marcam as ações e obras desenvolvidas ao longo dos últimos anos pelo Governo do Maranhão no município de Balsas. As ações contribuem para o desenvolvimento da cidade, que completou 105 anos nesta quarta-feira (22) e celebrou as conquistas em benefício da população.

A gestão municipalista é uma característica da administração realizada pelo governador Carlos Brandão. “Reforço o compromisso do nosso governo na missão de levar cada vez mais desenvolvimento e qualidade de vida ao município [de Balsas]”, enfatizou o governador pelas redes sociais.

A série de investimentos históricos do governo é refletida na melhoria da qualidade de vida dos balsenses, que viram, nos últimos anos, o acesso aos serviços de saúde ser revolucionado com a construção do Hospital Regional de Balsas, do Centro de Hemodiálise e do Hemonúcleo, além de outras ações desenvolvidas em parceria entre as gestões estadual e municipal.


O Hospital Regional - que serve de referência em média e alta complexidade, gestação de alto risco, pediatria e cirurgia geral - atende demandas do município e da região. O hospital possui Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), conta com 505 profissionais (diretos e indiretos) e oferta especialidades em clínica geral, cirurgia geral, pediatria, cardiologia, ginecologia, mastologia, nefrologia e gastroenterologia.


Os investimentos em macro unidades de saúde incluem, também, o Hemonúcleo, completamente equipado para as doações de sangue; e o Centro de Hemodiálise, com 10 máquinas e capacidade para atender 80 pacientes.

“A saúde é uma das prioridades do governador Carlos Brandão, que vem promovendo grandes realizações nessa área. Estamos trabalhando para estreitar os laços com os municípios e fortalecer a saúde nos territórios. Em Balsas, contamos com uma forte rede, que certamente contribuirá com os propósitos da gestão. Parabenizo o município, certo de que muitas serão as novas conquistas na área da saúde”, frisou o secretário de Estado de Saúde, Tiago Fernandes.


Já na educação, a população de Balsas ganhou significativo impulso com obras de reforma em escolas de ensino médio e a implantação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que já teve a primeira etapa concluída e entregue. Foi realizada, ainda, a reforma completa do Centro de Ensino Médio Padre Fábio Bertagnolli, que foi transformado em Centro Educa Mais; e do Centro de Ensino Médio Maria do Socorro Coelho Cabral.

“Vamos ampliando e democratizando o acesso à educação. Balsas merece isso e muito mais, e a população pode continuar contando com o Governo do Maranhão”, destacou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.


Na área da cidadania, o acesso a serviços sociais foi facilitado com a implantação de unidade do VIVA/Procon. Desde sua inauguração, em 2010, já contabiliza mais de 1,3 milhão de atendimentos. A população também conta com uma unidade do Restaurante Popular, que fornece refeição de qualidade preparada por nutricionistas e com preço acessível para os que mais precisam.

Na área do turismo, e também com impactos na economia, o Governo do Estado desenvolve tratativas junto ao Ministério de Portos e Aeroportos e da Secretaria Nacional de Aviação Civil para a construção do novo aeroporto regional. Além disso, o atual aeroporto da cidade passa por reformas e adequações, para que receba voos regionais.

Outra ação do governo estadual com grande impacto para a economia é o Distrito Agroindustrial de Balsas, que está na segunda etapa de sua estruturação e contará com um centro administrativo de apoio ao empresário, com salas de treinamento, auditório, salas de reunião e vigilância. O Distrito Agroindustrial também contará com um barracão industrial, destinado à implantação de incubadoras de pequenas empresas nos segmentos da indústria e comércio. Na primeira fase da obra, foram urbanizados 58 hectares com pavimentação, drenagem, iluminação pública e rede pública de água. O distrito agrega cinco empresas privadas e uma empresa pública.

Na área do agronegócio, a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) firmou parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), e vem gerando expressivos resultados. Nesta área, destaque também para a participação da Seinc no Agrobalsas, evento que teve a prospecção de cerca de R$ 20 milhões em negócios para empresas do programa Maranhão Mais Produtivo.

O secretário Júnior Marreca informou, ainda, que para este ano já estão em tratativas o planejamento da nova edição do Agrobalsas, que será em maio e contará com espaço do Armazém do Empreendedor do Maranhão.


A cidade de Balsas também recebeu ações na parte de infraestrutura, ao longo dos últimos anos, como a pavimentação de diversas vias, garantindo mobilidade e qualidade de vida à população. Também focado na qualidade de vida e segurança oferecida à população, o município passou a contar com uma sede para o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão entregue pela gestão estadual em 2020.


Durante o aniversário da cidade, nesta quarta-feira, mais obras foram entregues em benefício da população e desenvolvimento do município, como a implantação do Colégio Militar Tiradentes na Escola Municipal Luís Rocha Junior; e entrega de Cadastros Ambientais Rurais para famílias da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário