sexta-feira, 31 de março de 2023

Serviços relacionados a ligação de energia que talvez você não saiba o jeito certo de solicitar


Conhecer sobre seus direitos e deveres como consumidor é fundamental para ter uma boa relação com a Distribuidora de energia elétrica. Saber quais os serviços oferecidos e os canais de atendimento, por exemplo, é de grande importância para entender como proceder diante de alguma necessidade.

Entenda a diferença entre ligação nova, reativação e religação

 

ligação nova deve ser solicitada para os imóveis que nunca tiveram ligação de energia anteriormente. Trata-se da conexão da energia para uma residência ou estabelecimento que não tem e nunca teve medidor de energia. Pode ser solicitado pelo site ou presencialmente e é de suma importância que o cliente monte o padrão (conjunto de instalações que irão receber o medidor) antes de solicitar a energia. As informações sobre a correta montagem do padrão e os documentos necessários podem ser encontrados no site da Distribuidora. O prazo para a realização do serviço é de até 05 dias úteis.

 

E a reativação de energia é quando o imóvel já teve ou tem um medidor de energia desativado (desligado). Este tipo de situação, geralmente, ocorre quando o antigo morador solicitou um desligamento de energia porque saiu do imóvel. Em casos assim, quando o novo inquilino ou dono se mudar para o local e perceber que há ou já houve consumo de energia, ele precisa identificar o número da conta contrato anterior e abrir o procedimento pelo site ou em uma das agências de atendimento da Distribuidora, com prazo de execução em até 05 dias úteis.

 

A religação de energia deve ser solicitada apenas para os casos em que a energia foi suspensa (cortada). Assim que o cliente quitar os débitos, deve entrar em contato com a Distribuidora para solicitar o serviço. O prazo para atendimento é de até 24 horas após a solicitação. Esse serviço pode ser solicitado também via WhatsApp, conforme destaca Rainilton Andrade. “A Clara, atendente virtual da Equatorial, já está apta a solicitar o serviço de religação quando acionada pelo titular da conta contrato. Então, é importante que os clientes tenham salvo o contato da Clara (98) 2055-0116, para solicitar rapidamente a religação. Vale destacar que ela também atende os serviços de falta de energia, segunda via, código de barras para pagamento, consulta de débitos e cadastro na tarifa social baixa renda”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário