domingo, 26 de março de 2023

Obras na educação, saúde e abastecimento marcam agenda de governo no interior maranhense

A gestão municipalista adotada pelo governador Carlos Brandão segue dando mostras dos esforços para garantir o devido apoio às prefeituras e mais qualidade de vida a todos os maranhenses. Em agenda, neste sábado (25), representando o chefe do executivo estadual, o vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, deu continuidade a esta marca administrativa e inaugurou importantes obras no interior maranhense. 

No pacote de melhorias, foram inauguradas ações do programa Escola Digna, incluindo reforma de unidade e implantação de escola militar; na saúde, a entrega de hospital municipal, após ampla reforma e equipagem; e ainda, a garantia de água potável à comunidades, com implantação de sistemas de abastecimento de água. O pacote de benfeitorias contemplou os municípios de Bom Jesus das Selvas, Itinga do Maranhão e São Pedro da Água Branca. 


Um agenda mostrando o amplo trabalho nos municípios com ações pela qualidade da educação, que é uma prioridade do governo, além de investimentos em áreas diversas como saúde, segurança, infraestrutura e outros avanços importantes. "Em Bom Jesus das Selvas destacamos a reforma do hospital, em parceria com a prefeitura, e a implantação da escola militar. Em Itinga do Maranhão, uma escola digna construída em parceria com a vale e uma praça. E em São Pedro da Água Branca, quatro sistemas de abastecimento de água. O governador Carlos Brandão nos deu a meta ousada de entregar 300 obras em 100 dias e estamos cumprindo”, pontuou o vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão. 


Em  Bom Jesus das Selvas, reforçando o trabalho pela qualidade da educação pública estadual, o governo inaugurou mais uma escola militar. Foi entregue a nova sede reformada do Colégio Militar 2 de julho – XXVII - Unidade Integrada Roversan Moraes Neto, que é coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). A escola conta com ambiente climatizado e possui nove salas de aula, cozinha, banheiros masculino e feminino, além de salas da secretaria, direção, de professores, de monitoria e videomonitoramento, da gestão pedagógica e de leitura. Tem capacidade para 610 alunos, ofertando ensino fundamental II - 6º ao 9 ano – manhã e tarde; e conta com 58 funcionários na gestão e operacional. 


“Um momento importante para nossa cidade. Sabemos da importância dessas obras e equipamentos que recebemos do Governo do Estado para nosso hospital. O governo tem sido nosso parceiro e estamos lutando para melhorar cada dia mais. Tenho certeza que, juntos, vamos conseguir alcançar e cuidar do maior número de pessoas, em nosso município e no nosso Maranhão”, ressaltou o prefeito Luís Fernando Lopes Coelho. 

No município, foi inaugurado m, ainda, o Hospital Municipal, que recebeu ampla reforça e readequações como troca de estruturas, aquisição de equipamentos e mobiliário, entre outros benefícios. A unidade vai garantir melhor acesso da população a importantes serviços de saúde. Participaram da agenda na cidade, o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira; o subsecretário da Seduc, Anderson Lindoso; a diretora administrativa do hospital, Conceição Maria Rita; e autoridades políticas locais.

Itinga do Maranhão

Obras do Escola Digna e Praça da Família foram entregues a moradores de Itinga do Maranhão, contribuindo com uma ensino de mais qualidade e garantindo acesso ao lazer com a devido estrutura. Foi inaugurada a praça na Vila Vereador e a escola no Assentamento Horizonte Azul, ação parceria com a empresa Vale e governo, via Seduc. 

“Vem de muitos anos o meu apreço pelo governador Carlos Brandão e por este grupo político. Nasci dessa vontade popular de propagar as políticas sociais, vindas deste bom governo. Acredito muito neste trabalho. Nós tivemos todo o acesso para solicitar as ações ao nosso povo e estamos muito felizes com as obras com as quais fomos contemplados. A praça, uma escola digna, ou seja, equipamentos públicos com toda a qualidade de serviços e de estrutura que a nossa população merece. Meus parabéns ao Governo do Maranhão”, frisou o prefeito Lúcio Flávio Araújo. 

A gerente de Relações Institucionais da Vale no Maranhão, Giselly Pinto, ressaltou a parceria público-privada. “A Vale acredita na educação e faz questão de estar presente nos municípios de sua atuação. São 24 cidades onde há essa parceria com o Governo do Estado, e já somam seis escolas dignas entregues. Mais três estão em fase conclusiva, sendo que duas serão para Itinga do Maranhão. Portanto, onde o governo nos sinaliza, fazemos questão de participar”, explicou.

São Pedro da Água Branca

Em São Pedro da Água Branca, foram implantados sistemas de abastecimento, levando este item indispensável para comunidades do município. O sistema conta com poços artesianos, reservatório de água, casa de bomba, cerca de proteção, redes de distribuição e ligações domiciliares. A ação vai auxiliar famílias que enfrentam dificuldades no abastecimento de água em suas residências. A ação é das secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid); e da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). 


“Essa agenda demonstra a atenção do governador Carlos Brandão pelo Estado todo. Aqui, entregamos quatro sistemas de água, somando o volume de 400 mil litros por hora, garantindo o devido abastecimento à população. É mais uma obra do governador de todos os maranhenses”, avaliou o secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira. 

A prefeita Marília Gonçalves destacou a alegria com os sistemas de abastecimento. “Estou muito feliz. Agradeço a presença do governo em nossa cidade e toda a dedicação que o governador Carlos Brandão tem tido conosco. Já são várias obras em nosso município e tivemos dele a garantia de mais ações para nossa população. Eu acredito neste governo municipalista e que abraça a todos nós”, observou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário