sexta-feira, 24 de março de 2023

Vice-governador inaugura centro de capacitação e criatividade e entrega praça em São Luís

 


Um centro de criatividade e capacitação que mescla tendências do design, serralheria, marcenaria e sustentabilidade. Assim é a Casa da Árvore, espaço de coworking oficialmente inaugurado pelo vice-governador Felipe Camarão, nesta sexta-feira (24).

Localizada na Rua da Palma, nº 305, no Centro de São Luís, a Casa da Árvore oferece a seus clientes equipamentos de uso compartilhado para confecção de produtos de marcenaria. A Casa é mais uma iniciativa beneficiada pelo programa estadual Adote um Casarão, que disponibiliza, via editais, imóveis subutilizados ou desocupados no Centro Histórico de São Luís.  

Vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, avalia que a comunidade que habita ou frequenta o Centro Histórico de São Luís ganha um espaço de qualificação e profissionalização.

“A Casa da Árvore é uma casa de trabalho, de marcenaria, de produção de materiais. É uma escola também. É um casarão que estava desocupado, quase caindo, e hoje é uma casa maravilhosa. É um coworking de marceneiros e também um local para a profissionalização. É um lindo trabalho para a comunidade”, ressalta Camarão.  


Adote um Casarão

Antes de ser contemplado pelo Adote um Casarão, o projeto Casa da Árvore funcionou em outros locais na capital maranhense, sempre por meio do pagamento de aluguel. Para o designer, marceneiro e eletromecânico Edie Garcia, que coordena a Casa da Árvore, com o programa Adote um Casarão, o seu negócio ganha em visibilidade e economia.  

“Esse espaço é importante para dar maior visibilidade ao nosso negócio. A gente agradece ao Governo do Estado. Com essa ajuda, a gente pode chegar mais longe e alcançar mais pessoas. Isso resulta, para o nosso negócio, menos custos e maior capacidade de investimento”, conta Edie Garcia.

Por meio do Adote um Casarão, empresas, grupos culturais, entre outras instituições, têm acesso a esses imóveis. Em contrapartida, os adotantes devem prezar pela manutenção dos prédios, que deverão ser utilizados exclusivamente para as atividades indicadas no contrato.

“O Adote um Casarão entrou em um momento muito importante. Estávamos no primeiro ano de empresa, vimos o edital e sabíamos que o projeto era interessante para a cidade e para o Centro Histórico. Com isso, inscrevemos o projeto, e quando fomos aprovados, foi só alegria. O nosso projeto combina e muito com o nosso Centro Histórico”, frisa Edie Garcia.

A Casa da Árvore também servirá como espaço de difusão de conhecimento, ofertando cursos voltados à marcenaria e à serralheria. O espaço também é a sede do Instituto Fibo, que tem como meta estimular a pesquisa e desenvolver produtos com o aproveitamento de resíduos sólidos de madeira, visando a inovação social por meio da sustentabilidade.


Nosso Centro

O programa Adote um Casarão integra um conjunto de obras e serviços mais amplos realizado pelo Governo do Estado no Centro Histórico de São Luís: o programa Nosso Centro, criado em 2019.

Executado em conjunto pelas Secretarias de Estado da Cultura (Secma), de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), de Governo (Segov), de Turismo (Setur) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM), o programa visa tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, primando pela preservação do seu valor histórico e cultural.

“É um projeto que dá vida ao Centro Histórico. A Secid tem feito a reforma e reconstrução de vários casarões. O Adote um Casarão, por exemplo, é uma parceria do Governo do Estado com a iniciativa privada e entidades sem fins lucrativos. Essa é uma das 300 obras e serviços que o governador Carlos Brandão se comprometeu a entregar nos 100 primeiros dias de gestão”, explica a titular da Secid, secretária Joslene Rodrigues.

Praça do Canhão

Após a inauguração da Casa da Árvore, Felipe Camarão e a comitiva governamental seguiram para o bairro do Anjo da Guarda, na região Itaqui-Bacanga. No local, o vice-governador entregou à população a reforma da Praça do Canhão, obra realizada pela Secid.

O vice-governador Felipe Camarão ressalta que a obra da Praça do Canhão também integra o conjunto com 300 obras e serviços que serão inauguradas nos 100 primeiros dias da administração Carlos Brandão.

“Mais uma entrega em São Luís. Agora estamos entregando uma obra que envolve esporte e lazer para a criançada, para os idosos. Ainda nem temos três meses de governo e estamos trabalhando mais de 300 entregas. Esse é o nosso objetivo: trabalhar pelo povo do Maranhão”, pontua o vice-governador.    

A obra visa promover o convívio social e a prática de exercícios físicos, proporcionando um ambiente saudável e agradável para a comunidade do Anjo da Guarda.

Durante a reforma, a Praça do Canhão ganhou piso em concreto, execução de meio-fios, iluminação com postes em lâmpadas de led, implantação de academia de ginástica e playground infantil com piso flexível, plantio de gramas e palmeiras e bancos de concreto armado.

O deputado federal Márcio Jerry e o deputado estadual Carlos Lula também acompanharam o vice-governador durante a agenda de inaugurações em São Luís.


"Estou de volta à nossa ilha querida e acompanhei o vice-governador Felipe Camarão na entrega de obras na capital. Na região do Centro, foi inaugurado o Casarão Casa da Árvore/ Instuto FIBO. Local dedicado à marcenaria como terapia, coworking e formação profissional. Já no bairro do Anjo da Guarda, os moradores ganharam a revitalização da Praça do Canhão. Mais um espaço público de qualidade que todo cidadão merece para estar com a família e os amigos", ressaltou Carlos Lula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário