quinta-feira, 27 de abril de 2023

Assembleia concede Título de Cidadã Maranhense à procuradora Maria Luíza Ribeiro Martins

 


A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu o título de ‘Cidadã Maranhense’ à procuradora de Justiça, Maria Luíza Ribeiro Martins, natural da cidade de Cristino Castro (PI). A sessão solene para entrega da comenda, proposta pelo deputado Neto Evangelista (União Brasil) e pelo ex-parlamentar Raimundo Louro, foi realizada nesta quinta-feira (27), no Plenário Nagib Haickel.

A presidente da Assembleia, Iracema Vale (PSB), comandou o ato solene que contou com a presença dos deputados Antônio Pereira (PSB), Ricardo Rios (PCdoB), Arnaldo Mello (MDB), Roberto Costa (MDB), Neto Evangelista e do ex-deputado Raimundo Louro, além de autoridades dos Poderes Executivo e Judiciário; do Ministério Público Estadual (MPE), convidados, amigos e familiares.

“É uma justa homenagem do Poder Legislativo a quem vem realizando o melhor para a sociedade maranhense, ao longo de sua carreira”, afirmou Neto Evangelista, um dos autores da honraria.

“Esse título é o reconhecimento dos relevantes serviços prestados pela promotora e procuradora Maria Luiza à Justiça do Maranhão, ao longo de sua vitoriosa trajetória como membro do Ministério Público Estadual”, afirmou o ex-deputado Raimundo Louro.


Honraria

A presidente da Assembleia, Iracema Vale, afirmou ser uma honra presidir a sessão que concede o Título de Cidadã Maranhense a uma mulher com um histórico brilhante de trabalho prestado ao estado.  “É motivo de muito orgulho para esta Casa conceder essa honraria. Que a senhora continue sendo um espelho para muitas meninas e mulheres e que nos ajude a construir um novo tempo de competência, coragem e perseverança”, disse.

A corregedora-geral do MPE, Themis Carvalho, destacou o trabalho da homenageada em prol da Justiça. “Muito nos honra a chegada de Maria Luiza à cidadania maranhense. Ela é uma profissional muito competente e atuante. Nos enche de orgulho tê-la, agora, como uma coirmã”, assinalou.

O procurador-geral de Justiça, Jorge Nicolau Hiluy, enalteceu a iniciativa da Assembleia em reconhecer o trabalho meritório da homenageada. “Muito justa a iniciativa do Legislativo Estadual. A agraciada com esse honroso título contribui demasiadamente para que o Ministério Público do Maranhão seja ainda melhor. Esse reconhecimento é gratificante, pois se traduz no reconhecimento do trabalho dos promotores e procuradores de Justiça maranhenses”, acentuou.


Agradecimento

A procuradora Maria Luiza disse se sentir muito feliz e honrada em receber o título de Cidadã Maranhense. “Já me sentia uma autêntica maranhense. E, agora, me tornando cidadã maranhense de fato e de direito, vou procurar exaltar e dignificar, cada vez mais, esse pertencimento que sinto por essa terra que muito amo e trabalhar ainda mais em prol da sociedade maranhense”, afirmou a homenageada.


Biografia

Maria Luiza Ribeiro Martins é graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Direito Público e Privado e especialização em Ciências Penais. Atualmente, é titular da 9ª Procuradoria de Justiça Criminal.

Ingressou na carreira do Ministério Público por meio de concurso, em 1990, atuando em várias comarcas do interior, dentre elas, Parnarama, Barão de Grajaú, São João dos Patos, Passagem Franca, Timon e Imperatriz.

Em setembro de 1994, foi promovida para a Comarca de São Luís. Foi titular da 10ª Promotoria de Justiça Criminal, com atuação na 1ª Vara de Entorpecentes, Acidentes e Trânsito e Contravenções Penais; 8ª e 18ª Promotoria de Justiça Criminal; 4ª e 6ª Promotoria de Justiça Cível e 6ª Promotoria de Justiça Especializada em Registro Público. Oficiou perante a Corregedoria-Geral do Ministério Público na condição de promotora de Justiça-Corregedora.

Em outubro de 2008, foi promovida por merecimento ao cargo de procuradora de Justiça, tendo exercido os cargos de Subcorregedora-Geral do MPE, em 2017, e ouvidora da instituição no biênio 2019/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário