segunda-feira, 10 de abril de 2023

Brandão e Lula visitam cidades afetadas por enchentes na região do Mearim e reafirmam apoio às famílias atingidas

 

O governador Carlos Brandão e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoaram, neste domingo (9), as cidades de Bacabal, Trizidela do Vale e Pedreiras, que sofrem influência da cheia do Rio Mearim e foram afetadas por enchentes. Os gestores públicos também visitaram os abrigos que estão recebendo as famílias atingidas e reforçaram o compromisso em ajudar os municípios.


“Fizemos o sobrevoo e o presidente não sossegou enquanto não visitou o abrigo para ver como estão as pessoas afetadas pelas severas chuvas que tivemos aqui no estado. No Domingo de Páscoa, em que todo mundo está renovando a fé e esperança, o presidente Lula veio aqui para dizer que está com o povo de Bacabal e todos os atingidos. São mais de 64 municípios afetados, mas nós não vamos baixar a cabeça”, declarou o governador Carlos Brandão, durante coletiva de imprensa no Aeroporto de Bacabal. 

Veja o vídeo:


O presidente Lula reforçou que será mantida a união de esforços, com governo federal, estadual e municípios, além da sociedade civil, para ajudar as famílias no Maranhão e definiu o momento como uma visita de conforto aos atingidos pelas enchentes.

“Quero dizer ao povo do Maranhão, ao meu querido Brandão, que o Governo Federal não soltará em nenhuma hipótese a mão do Governo do Maranhão para cuidar do povo desse estado e, sobretudo, cuidar das pessoas que estão ficando em situação muito desconfortável, como as que estão com as casas alagadas”, afirmou o presidente.


Lula destacou a importância do diálogo com a população sobre as ações de prevenção a novos desastres. “Eu sei o que esse povo passa, deixar sua casa, deixar seus móveis, às vezes não tem tempo de tirar nada, perde tudo que tem. Está aqui o ministro das Cidades [Jader Filho] me ouvindo, no projeto de construção de novas casas; nós precisamos convencer as pessoas que não é possível construir uma casa num lugar que a gente sabe que vai dar enchente”, comentou.


O Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Coronel Célio Roberto, também acompanhou, neste domingo (9), o governador Carlos Brandão, durante a recepção do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, no município de Bacabal.

A comitiva, também composta por ministros e deputados, visitou o abrigo público Santa Teresinha, no Centro de Bacabal, em que estão acolhidas 57 famílias. Em Trizidela e Pedreiras foi feito sobrevôo para avaliar os pontos inundados por conta das chuvas.

O governador Carlos Brandão pontuou ainda que "Diversas forças políticas, para acompanhar de perto a situação de municípios afetados pelas chuvas. Momento importante para o Maranhão, que redobra suas atenções às famílias que precisam de apoio nesse momento".

O coronel Célio Roberto destacou que "O Corpo de Bombeiros mantém equipes da Defesa Civil Estadual, atuando junto aos municípios para reduzir os danos aos maranhenses afetados pelas fortes chuvas. O Governo do Estado coordena as ações de atendimento, acolhimento e  entregas de donativos às famílias. A força tarefa de apoio às vítimas envolve também as secretarias e órgãos estaduais".


A coletiva de imprensa foi realizada após o sobrevoo e visita aos abrigos de Bacabal e Pedreiras. O presidente Lula e o governador Carlos Brandão não desceram na cidade de Trizidela do Vale, devido às condições de pouso não recomendadas para a aeronave, de aproximadamente 10 toneladas. 

Os prefeitos Edvan Brandão (Bacabal), Deibson Balé (Trizidela do Vale) e Vanessa Maia (Pedreiras) acompanharam a coletiva em que o presidente e o governador reforçaram as ações em prol das famílias atingidas pelas fortes chuvas. 

O momento também foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino (Justiça), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Comunicação Social), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades); parte do secretariado estadual, incluindo representantes das pastas que integram o Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV); além de parlamentares federais e estaduais.

Waldez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, destacou o apoio desde o início da comunicação do estado de emergência ao Governo Federal. “É uma equipe titânica que trabalha para atender o povo brasileiro. Tivemos num primeiro momento o plano de ajuda humanitária com colchões, água, alimentação, material de higiene pessoal, mas já começamos a trabalhar também os planos de restabelecimento”, frisou.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ressaltou a união do governo federal, estadual e governos municipais. “Eu tenho certeza que a visita do presidente Lula vai resultar no fortalecimento dessa parceria do Governo Federal com o Governo do Estado e com as prefeituras para que, em primeiro lugar, as famílias tenham a máxima assistência humanitária possível. Num segundo momento, os prefeitos e o governo irão apresentar projetos de reconstrução da infraestrutura”, frisou Flávio Dino.

Restaurantes Populares

Como parte das ações do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV), os Restaurantes Populares estão servindo refeições de forma gratuita para as famílias atingidas pelas chuvas. O trabalho foi destacado pelo governador Carlos Brandão ao presidente Lula como de importância fundamental no apoio às famílias.

“Os nossos Restaurante Populares representam um importante sucesso na política de segurança alimentar iniciada com o ministro Flávio Dino [quando era governador]. Temos outro grande programa criado ainda no governo Flávio para a distribuição de peixes, e já foram mais de 700 mil quilos de peixes distribuídos e 220 mil cestas básicas e vamos comprar mais se precisar”, afirmou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário