quinta-feira, 20 de abril de 2023

‘Café com Notícias’ - Carlos Lula aborda ações de saúde mental no enfrentamento à violência nas escolas

 


O deputado estadual Carlos Lula participou do programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (20), na TV Assembleia. Ele abordou temas como a importância de ações voltadas à saúde mental no enfrentamento à violência nas escolas e o aumento do número de casos de ataques registrados nos últimos dois anos.

Segundo o parlamentar, após a pandemia de Covid-19, um a cada três adolescentes tem sintomas de ansiedade e depressão. “É um sinal de que alguma coisa não vai bem. É um problema que perpassa não só a escola”, alertou dizendo que é preciso fazer um debate abrangente e adequado sobre o tema, reunindo escolas, famílias e demais atores envolvidos, para uma resposta efetiva e imediata.

Carlos Lula é autor do Projeto de Lei nº 191/2023, que propõe a criação de uma Política Estadual de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares do Maranhão, e de uma indicação solicitando que seja estabelecido um grupo de trabalho que elabore uma política de combate à violência nas escolas.

Durante a conversa, Carlos Lula falou sobre a necessidade de regulação das redes sociais, visto que hoje a internet está sendo utilizada por pessoas de má índole como instrumento de propagação de discursos de ódio, prática de ‘bullying’ e organização de atos violentos.

“Não podemos achar normal terem fóruns na internet onde as pessoas incitam a violência, incitam ataques e as plataformas não enxergarem isso como violação dos termos de uso.”, disse.

Carlos Lula também reforçou a importância de os pais acompanharem os conteúdos aos quais os filhos têm acesso na internet e de organização do tempo para que juntos possam ter momentos de qualidades para além da internet.

O programa 'Café com Notícias' tem apresentação de Elda Borges e vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário