terça-feira, 18 de abril de 2023

Carlos Lula repercute morte de bebê indígena e responsabiliza município por negativa de atendimento

 


O deputado estadual Carlos Lula (PSB) denunciou, nesta terça-feira (18), a recusa do Hospital da Criança Dr. Odorico Amaral de Matos, em São Luís, em atender um bebê indígena, encaminhado do município de Zé Doca. A criança morreu sem atendimento da unidade municipal. O caso aconteceu na segunda-feira (17).

“Hoje os pais desse bebê indígena estão velando seu filho. E a responsabilidade, ainda que não seja material, é política e do prefeito de São Luís. A capital recebe recursos para atender outras cidades e, por isso, o Hospital da Criança não pode se negar a receber nenhuma criança, pois é uma unidade de urgência e emergência, porta aberta”, afirmou.

O parlamentar complementou. “E aquele bebê de apenas 10 meses, que não tem culpa da incompetência e irresponsabilidade do gestor municipal de São Luís, e que perdeu a vida porque teve atendimento negado. É impossível não se indignar com esse horror, o sangue dessa criança está em suas mãos, prefeito”, enfatizou.

Parceria

Carlos Lula relembrou que, quando foi secretário de Estado da Saúde, ofereceu à prefeitura de São Luís, em janeiro do ano passado, o Hospital Dr. Genésio Rêgo para receber os pacientes do Hospital da Criança.

“O Hospital tem 60 leitos e receberia os pacientes do Hospital da Criança. Fiz reunião com a direção da unidade, todos estavam animados, pois o Hospital Genésio Rêgo daria melhores condições de atendimento às crianças do Maranhão inteiro. Mas o prefeito se negou a permitir essa parceria entre Estado e Município, assumiu a obra e disse que entregaria em menos seis meses. E o que temos visto de lá para cá é a pura incompetência, por isso, medidas urgentes têm que ser tomadas”, revelou o deputado.

O bebê era da etnia Ka´apor, território dos povos tradicionais na região de Nova Olinda do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário