quarta-feira, 12 de abril de 2023

Cenários da pandemia de Covid-19 na atualidade são debatidos no programa 'Contraplano'

 


Os três anos de pandemia da Covid-19 e os impactos ainda sentidos pela população foram debatidos no programa 'Contraplano' desta terça-feira (11), na TV Assembleia, pelo deputado estadual Carlos Lula (PSB), pelo médico sanitarista Marcos Pacheco e imunologista Paulo Vitor Soeiro. O debate foi conduzido pelo jornalista Fábio Cabral.

Os convidados avaliaram o momento atual da pandemia, que foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020. O deputado Carlos Lula ressaltou que a pandemia não vive mais sua fase crítica, mas que continua. "A gente conseguiu vacinar boa parte do mundo, e isso é que permitiu ter hoje, pelo menos, a doença sob controle", disse o parlamentar, que no período mais agudo da Covid-19 ocupou o cargo de secretário de Estado da Saúde.

Carlos Lula destacou o comprometimento da saúde mental como uma das principais consequências desse período. "A pandemia trouxe dois grandes medos: a morte e a loucura", enumerou o deputado, que também falou sobre proposições de sua autoria que enfocam o tema, caso do projeto de lei que institui o Dia Estadual em Memória às Vítimas da Covid-19, a ser lembrado em 29 de março. Aprovado pelo plenário da Casa, o PL seguiu para sanção governamental.

Vírus circulando

O médico sanitarista Marcos Pacheco declarou que, provavelmente, ainda vamos passar pela fase da endemia e seguir convivendo com a doença por um bom tempo. "O vírus vai continuar circulando junto com outros vírus respiratórios, que são inúmeros", afirmou Pacheco, que é também professor doutor em Políticas Públicas.

Ele assinalou que o Sistema Único de Saúde (SUS) saiu fortalecido do período pandêmico e que o órgão também precisou se reinventar para superar os impactos sofridos, como no caso do represamento de cirurgias eletivas. Pacheco também destaca pontos que considera positivos no período, como o desenvolvimento da vacina em tempo recorde e os investimentos em telemedicina.

Fez questão de destacar a dedicação das equipes nas unidades médicas. "O trabalho dos profissionais de saúde foi extraordinário, e falamos de todos, desde o maqueiro, da pessoa que limpava o banheiro, até os médicos".

Maior desafio

Na visão do imunologista Paulo Vitor Soeiro, a vacinação foi o grande diferencial nesse cenário. "A vacina é segura", sentenciou. Ele também destacou que o maior desafio do período foi a pressão contra a ciência. "Os cientistas foram negados, inclusive por pessoas públicas", destacou, elencando parcerias com pesquisadores da França, Estados Unidos e Alemanha.

"O caos foi grande, mas a pandemia gerou um conhecimento que mudou a nossa visão sobre outras doenças respiratórias, como a tuberculose. A pandemia trouxe um conhecimento que, agora, está sendo sedimentado", observou Paulo Vitor Soeiro.

O programa 'Contraplano' é exibido às 15h das terças-feiras, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Nenhum comentário:

Postar um comentário