segunda-feira, 3 de abril de 2023

Com forte atuação na causa, Neto Evangelista participa de evento em alusão à Conscientização do Autismo

 


A ‘Caminhada da Conscientização do Autismo’, aconteceu neste domingo, dia 2 de abril, na Avenida Litorânea, em São Luís. O ato foi para marcar o lançamento da campanha ‘Mais Informação, Menos Preconceito’, e também, em celebração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, instituído pela ONU em 2007. 

O deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) responsável por várias leis em defesa e por mais políticas públicas aos autistas prestigiou o evento juntamente com a família.

Neto Evangelista ressaltou que a Alema já aprovou várias leis com essa temática, como as derivadas de projetos de sua autoria, a exemplo da lei antifogos, que limita o barulho de fogos de artifício, e a ‘Sessão Azul’, que garante, no mínimo, mensalmente uma sessão de cinema adaptado para pessoas com TEA, no Maranhão.


Dezenas de pais, mães e amigos foram prestigiar a caminhada, que percorreu um trecho do calçadão da Avenida Litorânea e, no final, contou com um show do cantor autista Augusto Neto.

Presente, a dona de casa Macilena Cardoso, é mãe de Wallentim, de três anos, que não se separava de um pintinho de brincadeira. “Soube pelas redes sociais e há dias planejava trazer o Wallentim para passear também na Litorânea. Muito obrigado aos organizadores por buscarem derrubar o muro do preconceito que ainda existe em torno do TEA”, garantiu.

Poliana Gatinho é mãe do João, criança autista que incentivou Neto Evangelista a se emprenhar na causa. Para ela, o deputado tem sido um grande parceiro nessa luta.
“Ainda temos muito desafios para vencer, mas só temos a agradecer ao Neto por vestir essa camisa junto com a gente. O fato de ter alguém que nos coloca em evidência, que levanta essa bandeira e diz, eles estão aqui e eu estou junto, é um apoio muito grande para nós”, disse Poliana.

Representantes do Ministério Público, da OAB-MA e da Defensoria Pública do Estado também participaram do evento.
Leis de Neto em benefício das pessoas com TEA
Neto Evangelista é autor de cinco leis que beneficiam as pessoas autistas no Maranhão. Recém aprovada, a Lei de n°11.805/22 proíbe a soltura de fogos acima de 100dB em todo o estado, prevendo multa de até 21 mil reais para quem cometer a infração. Para o deputado, esta é uma forma de proteger as pessoas com TEA que tem hipersensibilidade auditiva e são prejudicadas com o barulho dos fogos, que desencadeiam fortes crises e até convulsões. 
Para proporcionar mais lazer para os autistas e suas famílias, Neto Evangelista foi autor da Lei de n°11.633/21, que obriga os cinemas de todo o estado a disponibilizarem pelo menos uma sessão mensal adaptada para pessoas com TEA, com luz e som reduzidos, sem exibição de trailer, dentre outros critérios.
Pensando na dignidade dos autistas e seus tutores, a Lei de n°11.465/21 garante o laudo permanente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Maranhão. Já a Lei de n°11.456/22 assegura atenção integral do sistema de saúde ao diagnóstico precoce e ao atendimento terapêutico multiprofissional de pessoas autistas. 

A Lei de n°11.066/2019 determina a busca imediata de pessoas com deficiência desaparecidas que estejam desaparecidas, incluindo pessoas autistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário