quinta-feira, 27 de abril de 2023

Confira quais órgãos e serviços funcionam no feriado do Dia do Trabalho no Maranhão

 


Mais um feriado se aproxima, o do Dia do Trabalho, na próxima segunda-feira, dia 1º de maio. Para que a população possa se programar com mais tranquilidade, o Governo do Maranhão divulgou os horários de funcionamento dos órgãos e serviços estaduais. Órgãos públicos, entidades e autarquias do Executivo estadual não funcionarão. Já os serviços essenciais continuarão atendendo normalmente ou em horários especiais.

O cronograma dos feriados e pontos facultativos do Estado consta no Decreto Estadual Nº 38.007, de 22 de novembro de 2022, que estabelece o funcionamento dos órgãos, entidades e autarquias do poder Executivo.

FUNCIONAM NO FERIADO

Quem precisar de serviço em saúde pode procurar qualquer unidade da rede de Pronto Atendimento (UPAs) que será atendido normalmente durante todo o feriado.

Já o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) vai abrir no dia 1º de maio das 7h30 às 12h, mas somente para de coleta de sangue. Ambulatório estará fechado durante todo o dia.

Os parques ambientais estaduais, como o do Rangedor, em São Luís, funcionam em seus horários normais.

SEGURANÇA PÚBLICA

As forças de segurança pública também seguem funcionando no feriado. A Polícia Militar (PM) fará o policiamento preventivo e ostensivo de forma intensificada em todo Estado. Quem precisar dos serviços das polícias Civil e Militar pode entrar em contato pelo 190 ou buscar atendimento nos plantões centrais que funcionarão 24h durante o feriado, incluindo o da Delegacia Especial da Mulher (DEM) e da Superintendência de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP).

A população pode usar ainda o serviço Disque Denúncia pelo telefone 181 e registrar boletim de ocorrência por meio do Delegacia Online no endereço delegaciaonline.policiacivil.ma.gov.br.

Os institutos da Perícia Oficial irão atuar em regime de plantão, mantendo o atendimento das ocorrências, quando requisitadas.

O Centro Tático Aéreo (CTA) estará com plantões nas bases de São Luís, Presidente Dutra e Imperatriz, com foco nas ações de patrulhamento aéreo preventivo e ações nas regiões de praias para operações de resgate e salvamento de afogados.

O CTA também disponibilizará uma aeronave para a região dos Lençóis Maranhenses, em reforço à segurança de turistas e visitantes, além do uso para o atendimento de resgate e transporte aeromédico.

Quem precisar dos serviços do Corpo de Bombeiros pode solicitar atendimento pelo número 193.

NÃO FUNCIONAM NO FERIADO

As policlínicas não terão atendimento na segunda-feira, 1º de maio. 

As unidades do Shopping da Criança, em São Luís e Bacabal, estarão fechadas ao longo do feriado. As unidades Viva/Procon também não terão atendimento ao público.

A rede de restaurantes populares do estado não irá atender na segunda-feira, 1º de maio, mas manterá o atendimento às pessoas afetadas pelas enchentes.

Em razão do feriado também não terão atendimento ao público o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). 

O Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (CREAISPI) e as unidades dos centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAs) também estarão com seus serviços suspensos na segunda-feira, 1º de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário