quinta-feira, 20 de abril de 2023

Corpo de Bombeiros do Maranhão lança Operação Praia Segura para o feriado prolongado de Tiradentes

 


O Corpo de Bombeiros do Maranhão anunciou a Operação Praia Segura, que será realizada durante o feriado prolongado de Tiradentes, a partir desta sexta-feira (21), visando prevenir e atender às ocorrências de afogamento nas praias e balneários do estado. Em São Luís, a ação será conduzida pelo Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar) e tem como objetivo garantir a segurança dos banhistas que aproveitam as praias maranhenses durante o período de descanso.

“Os feriados prolongados, dedicados a um maior tempo de lazer, acabam resultando em um maior movimento de banhistas em praias e balneários, que acabam concentrando muito público. Esse maior fluxo de pessoas motiva mais atenção do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, que promove uma ação especial com reforço das guarnições que atendem os banhistas”, disse o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), José Lisboa.


O tenente-coronel CBMMA pontou que, para a Operação Praia Segura, será intensificado o emprego de embarcações, viaturas e quadriciclos, garantindo mais segurança e tranquilidade nas praias.

“Na orla marítima, o Batalhão de Bombeiros Marítimos atende em postos fixos nas praias de São Marcos, Calhau, do Meio e Araçagi; além do monitoramento reforçado por meio do auxílio de embarcações, viaturas e quadriciclos. Além das intervenções às ocorrências de afogamento, as abordagens preventivas tem foco nos jovens, que costumam exceder a profundidade segura para banho. Também merecem atenção especial dos guarda-vidas as crianças desacompanhadas dos adultos enquanto estão na água”, detalhou o oficial.

Na oportunidade, José Lisboa deu dicas para que sejam evitados incidentes na água, tanto no que diz respeito ao álcool e embriaguez, quanto à profundidade dos locais e acompanhamento das crianças.

“Nós temos três dicas valiosas e que evitam incidentes na água. A primeira delas é relacionada ao uso de álcool, que não combina com o mar, pois o embriagado fica mais exposto ao risco de afogamento. A segunda é a respeito da profundidade segura; nossos guarda-vidas são treinados para identificar quando a profundidade é excedida pelos banhistas e realizar a intervenção preventiva. A terceira orientação é quanto à supervisão das crianças, que precisam estar acompanhadas dos pais na distância máxima de um braço”, ressaltou o tenente-coronel.

App Praia Segura

O aplicativo Praia Segura SLZ traz informações sobre locais de risco, dicas de segurança e características das praias, além de dados sobre a tábua de maré e balneabilidade. Com vídeos educativos, o aplicativo também permite que usuários peçam ajuda e acionem os guarda-vidas ou Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) via Whatsapp. A ferramenta foi desenvolvida para orientar e informar banhistas, prevenindo acidentes fatais.

Como solicitar auxílio

Em caso de acidentes nas praias e balneários, a população pode solicitar assistência no posto do Batalhão de Bombeiros Marítimo mais próximo, ou acionar os canais telefônicos de emergência, como o 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Ciops) e 192 (Samu - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Nenhum comentário:

Postar um comentário