terça-feira, 18 de abril de 2023

Dino diz que 225 pessoas foram presas em 10 dias em prevenção a ataques a escolas


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, declarou nesta terça-feira (18) que 225 pessoas já foram presas ou apreendidas por ameaçar e planejar ataques a escolas. A declaração ocorreu durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto.

“Até o presente momento 225 pessoas foram presas ou apreendidas. Isso em 10 dias, uma média de mais de 20 por dia. Isso mostra que estamos diante de uma epidemia. Temos 694 intimações de adolescentes suspeitos para prestar depoimentos em delegacias, temos 155 buscas e apreensões realizadas, 1.595 boletins de ocorrência em 10 dias e 1.224 casos em investigação em todo o território nacional”, relatou.

Dino afirmou ainda que as denúncias ocorrem em todo o país, o que demonstra não se tratar de ato isolado.


Casos no Maranhão:

Quinze adolescentes envolvidos em ameaças a escolas do Maranhão foram identificados e, por decisão judicial, cinco já foram internados em unidades de ressocialização, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA). Segundo o órgão, as medidas determinadas pelo Estatuto da Criança e Adolescente já estão sendo aplicadas.

Segundo informações da SSP-MA, as investigações sobre as ameaças a instituições de ensino para prevenir episódios de violência nas escolas foram intensificadas.

O caso mais recente de apreensão de adolescente por conta de ameaças foi em uma escola pública no povoado Santa Rita, que fica no município de Bequimão, onde um adolescente publicou ameaças de massacre em uma escola quilombola localizada na região. Ele foi identificado e o poder judiciário determinou a internação em uma unidade de ressocialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário