segunda-feira, 17 de abril de 2023

EMSERH completa 8 anos com mais de 82 mil intervenções cirúrgicas realizadas na rede estadual de saúde

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) completa, nesta segunda-feira (17), oito anos da gestão de serviços, comemora a implantação de novas unidades e o crescimento no número de atendimentos aos pacientes assistidos nas unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Foram mais de 82 mil intervenções cirúrgicas realizadas em 2022, uma média de aproximadamente 7 mil intercessões ocorridas por mês. O índice representa 131% da meta prevista para o último ano. 


Os 82 mil atendimentos são a soma de ações de cirurgia geral (23 mil), oftalmológica (20.909), ginecológica/obstétrica (18.189), ortopédica (10.912), urológica (3.372), entre outras especialidades.


“É com grande satisfação que praticamos o aumento significativo de cirurgias realizadas em nosso estado. Essa ampliação traz benefícios diretos para a população, pois significa que mais pessoas estão tendo acesso a procedimentos cirúrgicos que antes não eram possíveis. A expansão de cirurgias também é um indicador positivo do investimento que o Estado está fazendo em saúde pública. Como empresa pública, temos trabalhado em estreita colaboração com o Governo do Maranhão para garantir que os recursos necessários estejam disponíveis para atender às necessidades de nossos pacientes”, destacou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.


Com base nas orientações do Governo do Estado, Marcello Duailibe reitera a contribuição da EMSERH para a saúde pública maranhense. “Estamos trabalhando arduamente para manter essa tendência positiva de garantir que nossos pacientes recebam o mais alto nível de cuidado e atenção que merecem. Estamos comprometidos em continuar investindo em nossa equipe médica, em tecnologia de ponta e em infraestrutura para garantir que possamos oferecer o melhor atendimento possível para todos aqueles que dependem de nós”, pontuou.


Desde de 2015, a EMSERH atua na prestação de serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e farmacêutica, de apoio diagnóstico e terapêutico, entre outros, em unidades da rede estadual de saúde. Atualmente, a EMSERH é responsável pela gestão de 102 unidades e serviços de saúde disponibilizados em 41 municípios do Maranhão.


Entre as 102 unidades e serviços geridos pela EMSERH, estão: 26 hospitais, sendo 3 macrorregionais, 16 regionais, 1 maternidade e 6 hospitais em São Luís; 13 Policlínicas; 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); 8 Centros Especializados; 2 unidades do Laboratório Central do Maranhão (LACEN), em Imperatriz e São Luís; 1 Hemocentro e 7 Hemonúcleos; 21 agências transfusionais; 3 Serviços de Verificação de Óbito (São Luís, Imperatriz e Timon); 8 Planos Operativos e 2 Contratos de Leitos de UTI em hospitais municipais (Porto Franco e Codó).

“São oito anos de uma gestão comprometida com a qualidade da saúde dos maranhenses. Com essa grande expansão da rede de saúde e da gestão da EMSERH, a gente pôde oferecer novos serviços. Dessa forma, a gente conseguiu se aproximar de todos os maranhenses, garantindo um acesso de qualidade à saúde pública. Com governador Carlos Brandão e seu espírito municipalista, temos muito mais ações e diversas inaugurações prevista para área da saúde”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.


Em uma gestão municipalista, abrangendo a todas as cidades, com a cobertura de ações de saúde, um dos beneficiados foi o aposentado Paulo Gaspar de Souza, 66 anos, morador do Conjunto Brasil Novo, em Imperatriz, após a realização do mutirão oftalmológico. “Eu tinha uma dificuldade muito grande no dia a dia. Primeiro, porque além da catarata, também tenho miopia. O médico me disse que o problema da miopia não poderia ser solucionado de imediato e nem havia previsão para isso, mas o de catarata sim. Fui muito bem atendido e me sinto muito satisfeito, porque tive o acolhimento das pessoas que estão aqui trabalhando”, avaliou. 

Na capital maranhense, Marlene da Conceição Silva, que é de Salvador, visitou o irmão que foi acometido por um AVC e estava internado no Hospital Genésio Rêgo. Antes do regresso à cidade baiana, Marlene fez questão de deixar uma palavra de agradecimento aos profissionais que atuam na unidade de saúde. “Aqui nós somos atendidos tão bem, logo na chegada, na recepção, perguntam se está tudo bem, isso já nos deixa tão feliz. Todos nós temos problemas, mas aqui percebi que as pessoas deixam os problemas de lado e priorizam o bom atendimento. Volto para a Bahia tranquila em saber que o meu irmão está sendo tão bem cuidado”, agradeceu a familiar do paciente. 

A EMSERH

Instituída em 2012, por meio da Lei Estadual Nº 9.732, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares iniciou suas atividades em 2015. É uma empresa pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, cuja visão é tornar-se referência nacional na gestão em saúde. 

Nos moldes em que a EMSERH se estabeleceu, a corporação é a primeira empresa de serviço hospitalar do Brasil, em nível estadual. Umas das principais finalidades é gerir as unidades de saúde de forma eficiente, com a aplicação transparente de recursos, num modelo de gestão que avança pautado na qualidade dos protocolos de atendimento e de acolhimento do usuário da rede de saúde.  

EMSERH em números
26 hospitais
11 UPAs
1 Hemocentro
7 Hemonúcleos
21 Agências transfusionais
13 Policlínicas
8 Centros Especializados
8 Planos Operativos
2 Unidades de laboratório (LACEN)
3 Serviços de Verificação de Óbito
2 Contratos de Leitos de UTI em hospitais municipais

Nenhum comentário:

Postar um comentário