sexta-feira, 7 de abril de 2023

Governador Brandão e Sônia Guajajara discutem estratégias para beneficiar comunidades indígenas maranhenses

 


Em São Luís, o governador Carlos Brandão recebeu a ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sônia Guajajara, e comitiva indigenista para dar continuidade às estratégias em beneficiamento e salvaguarda dos povos indígenas do Maranhão, nesta quinta-feira (6). A medida busca firmar a atuação colaborativa entre todos os entes federativos visando a atualização, eficiência e a efetividade das políticas públicas aos indígenas.

Durante o encontro, governador, ministra e comitiva apresentaram proposições para a criação de um grupo de trabalho que envolva as prefeituras e os governos estadual e federal na coordenação das ações, e no compartilhamento de informações e recursos, a fim de elevar a qualidade de vida nos territórios indígenas.


“Muito feliz em estar com a nossa ministra Sônia Guajajara, que é do Maranhão; isso nos orgulha e aumenta o nosso compromisso. Tivemos uma conversa muito proveitosa em favor dos povos indígenas, discutimos vários projetos em áreas como a saúde, segurança, infraestrutura, saneamento básico para que a gente possa garantir uma vida digna aos povos. Vamos fortalecer essa parceria, aumentando, inclusive, os espaços junto à Federação dos Municípios, Estado e governo federal”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Os pontos altos da conferência trataram da discussão da elaboração de uma portaria conjunta entre Polícia Federal e Polícia Militar, visando a ronda periódica nos territórios; e a mobilização para que os povos indígenas se façam presentes no Programa de Orçamento Participativo do Estado, para intensificar a identificação das necessidades de cada comunidade.


Também foram abordados temas fundamentais como a regularização fundiária, visando promover a paz; reforço às ações de saúde e cidadania, investimentos na educação e em saneamento básico, além do fomento à cultura e ao esporte indígena.

“Junto ao governador Brandão, discutimos como podemos apoiar e fortalecer os povos indígenas no nosso Maranhão. O governador, muito sensível, tem se comprometido a implantar políticas públicas dentro dos territórios indígenas, em parceria com todos os entes federados: os municípios, estado e governo federal”, disse a ministra Sônia Guajajara.


Autoridades presentes

Além do governador Brandão e da ministra Sônia, trouxeram colaborações ao diálogo autoridades como a secretária de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Lilia Raquel; a secretária adjunta dos Direitos dos Povos Indígenas do Maranhão (Sedihpop), Rosilene Guajajara, que atuarão como interlocutoras, por meio de suas pastas, com as Escutas Territoriais e aprimoramento de toda e qualquer ação voltada para a causa indígena; e a coordenadora regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Edilena Krikati. Em representação ao vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, esteve presente o seu secretário adjunto, André Bello.

Durante a conferência, também estiveram presentes autoridades como o novo secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Maurício Martins; a coordenadora das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas (Coapima), Marcilene Guajajaras; o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão (DSEI), Lúcio Guajajara; e a assessora Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos dos Povos Indígenas (MPI), Ana Patte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário