quinta-feira, 13 de abril de 2023

Governador em exercício Felipe Camarão recebe representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (CONIF)

 


O governador em exercício Felipe Camarão recebeu representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (CONIF), na manhã desta quinta-feira (13), no Palácio dos Leões. Este ano, o Maranhão sediou a 121ª reunião ordinária do conselho.

O encontro aconteceu a pedido do CONIF. No início da reunião o governador em exercício Felipe Camarão deu boas-vindas aos professores e reitores dos institutos federais, ressaltando que o Maranhão inspirou-se nestas instituições para criar a rede maranhense, isto é, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

“O projeto IEMA alavancou fortemente durante o governo Flávio Dino, que hoje é ministro da Justiça. Na época, o governador Carlos Brandão era o vice-governador e eu era o secretário de Educação. Nós nos inspiramos nos institutos federais para criar os IEMAs, que oferecem aos jovens do nosso Estado ensino integral, cursos técnicos e profissionalizantes. Então, em nome do povo do Maranhão e do governador Carlos Brandão, dou boas-vindas a todos e agradeço por escolherem o nosso estado para este encontro”, celebrou Felipe Camarão.

A reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e presidente do CONIF, Maria Leopoldina Veras, falou da importância da realização da reunião no Maranhão. “Quisemos trazer todo o país para conhecer a realidade do IFMA e o Maranhão e ficamos muito orgulhosos do trabalho desenvolvido aqui. Inclusive, estamos levando algumas das experiências exitosas desenvolvidas aqui para serem trabalhadas em toda a rede”, declarou.

O reitor do Instituto Federal do Maranhão, Carlos César Teixeira, agradeceu a acolhida do governador em exercício Felipe Camarão. “Este encontro de hoje encerra com chave de ouro a 121ª reunião ordinária do CONIF. Este foi um momento muito importante para o Maranhão, pois pudemos mostrar o trabalho de ponta que estamos desenvolvendo aqui”, afirmou.

Entre os diversos projetos desenvolvidos pelo IFMA, o governador em exercício conheceu o da "Lamparina Solar", que foi desenvolvido pelo professor Plácido das Chagas para garantir que alunos de comunidades tradicionais sem acesso a energia elétrica possam estudar em casa à noite.

Durante a reunião, Felipe Camarão fez um convite ao reitor do IFMA, Carlos César Teixeira, para que a instituição integre o comitê estadual que está sendo formado para combater ataques em escolas e desenvolver uma cultura de paz na rede de ensino.

O secretário de Estado de Educação em exercício, Anderson Lindoso, e Cricielle Muniz, diretora geral do IEMA, também estiveram presentes ao encontro.

Também compareceram à reunião Marcelo Bregagnoli, diretor de Desenvolvimento da Rede Federal; Alexandre Bahia, diretor executivo do CONIF; Karina Maretti, reitora do Instituto Federal de São Paulo; Oneida Cristina Gomes, reitora do Instituto Federal de Goiás; Elias de Pádua, reitor do Instituto Federal Goiano; Marcel Ribeiro, Instituto Federal do Ceará; Paulo Borges, Instituto Federal do Piauí; Maurício Gariba, reitor do Instituto Federal de Santa Catarina; Fátima Peres, reitora do Instituto Federal Catarinense; e Maria Francisca Morais; reitora do Instituto Federal do Amazonas.

Nelson de Castro, diretor executivo do Instituto Federal do Paraná; Elaine Borges, reitora do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul; José Arnóbio Filho, reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte; Mary Roberta Marinho, reitora do Instituto Federal da Paraíba; Flávio Luis Nunes, reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense; Cleber Ávila, reitor do Instituto Federal Sul de Minas; André Diniz, reitor do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais; Cláudio Alex da Rocha, reitor do Instituto Federal do Pará; Jefferson Azevedo, reitor do Instituto Federal Fluminense; Rafael Barreto, reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro; e Ana Paula Leitão, reitora do Colégio Pedro II, também participaram da reunião.

Os ex-reitores do IFMA, Roberto Brandão e Valéria Martins, e os pró-reitores Maron Gomes, Lucimeire Amorim, Clarisse Cordeiro, Carlos Alexandre Araújo, Rogério Teles, também participaram do encontro.

CONIF

No período de 11 a 13 de abril o Maranhão sediou a 121ª reunião ordinária do CONIF. Este conselho é composto pelos reitores e reitoras dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos dois Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II.

Atualmente, essa Rede Federal conta mais de 1 milhão de estudantes matriculados em cursos que vão da qualificação profissional aos mestrado e doutorado em 676 campi espalhados pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário