terça-feira, 4 de abril de 2023

Governo do MA entrega unidade dos bombeiros na Ponta da Espera

 


O governador Carlos Brandão entregou oficialmente, na manhã desta terça-feira (04), a Base de Pronta Resposta EMAP – Porto do Itaqui, construída pela Empresa Maranhense de Administração Portuária na área do Terminal de Ferryboat da Ponta da Espera, além da viatura de combate a incêndio VTR AHQ, moderno equipamento projetado especialmente para atuar em portos e aeroportos. A solenidade, que foi realizada no terminal, contou ainda com a presença do  presidente da EMAP, Gilberto Lins e equipe, assim como outras autoridades do Governo do Maranhão.

“Estamos entregando uma unidade que servirá não só à Ponta da Espera e ao Porto do Itaqui, mas toda a comunidade do Itaqui-Bacanga, junto com uma viatura que é única nos portos públicos do Brasil. Isso significa que o Itaqui está cada vez mais avançando, oferecendo um serviço de qualidade e proteção para as pessoas que trabalham e vivem nessa região. Esta é uma grande conquista para o Itaqui e seu entorno”, afirmou o governador Carlos Brandão.

A Base de Pronta Resposta de Urgência construída no Terminal de Ferryboat da Ponta da Espera será ocupada pela 2ª Companhia de Bombeiros Militar para 16ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (16ª CIBM). A unidade conta com dois pavimentos numa área total de 603 metros quadrados, com refeitório, copa, auditório, oficina, almoxarifado, comunicação, recepção, lobby, banheiros para atendimento do público, incluindo pessoas com deficiência, área de vivência, serviços administrativos e alojamentos com banheiros. 


"Aqui é uma base de pronta-resposta no Complexo Portuário. O Governador Carlos Brandão está entregando para essa comunidade uma viatura muito moderna, uma viatura preparada para qualquer tipo de incêndio, das classes A, B e C, que são produtos que são comercializados no porto, líquidos inflamáveis, por exemplo. De modo que, estamos com capacidade para dar a resposta para qualquer emergência que venha a surgir graças ao investimento por parte do Governo do Estado", reforçou o Cel. Célio Roberto, Comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão.


“Ficamos muito felizes com esse investimento em unidade de atendimento e equipamentos, que estão à disposição de toda a comunidade da área Itaqui-Bacanga. Todos os serviços do Corpo de Bombeiros vão funcionar nessa unidade, como primeiros socorros, combate a incêndios e ações de prevenção”, disse o presidente da EMAP, Gilberto Lins.


A área externa contempla estacionamento com pavimentação intertravada e drenagem pluvial, sinalização vertical e horizontal, iluminação externa, mastros para bandeiras, ETE, casa do gerador, subestação aérea, muro de arrimo e paisagismo. O investimento total para a construção da base foi de R$ 4.684.703,97 (quatro milhões seiscentos e oitenta e quatro mil, setecentos e três reais e noventa e sete centavos).

A nova base de pronto atendimento é um importante avanço na segurança pública do estado, trazendo mais agilidade e eficiência no atendimento a emergências.

Viatura VTR AHQ

A viatura de combate a incêndio VTR Auto Hidro Químico foi projetada de acordo com as normas internacionais de segurança em aeroportos e portos, como a International Civil Aviation Organization (ICAO) e a International Maritime Organization (IMO). O veículo possui um canhão monitor com controle remoto, permitindo que os bombeiros contenham as chamas à distância, e quatro agentes extintores de incêndio: água, pó químico seco, espuma mecânica e CO2, possibilitando inclusive reabastecimento com água do mar. O Itaqui é o único porto público brasileiro a possuir um VTR Auto Hidro Químico com essa configuração.

Para essa aquisição foi investido um total de R$ 2.290.000,00 (dois milhões e 290 mil reais).

Convênio EMAP e Corpo de Bombeiros

A EMAP mantém com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão, representado pela 16ª Companhia de Busca e Salvamento, um convênio cujo objeto é a Prestação de Serviços Especializados nas Ações de Prevenção e Combate a Incêndio, resgate e salvamento, na área do Porto Organizado do Itaqui e Terminais Delegados.

Como contrapartida, a Empresa Maranhense de Administração Portuária fornece transporte, alimentação, ambulância e demais insumos necessários a prestação dos serviços, razão pela qual construiu a Base de Pronta resposta a ser inaugurada na Ponta da Espera. Na busca contínua para fortalecer seu Plano de Emergência e garantir máxima segurança às empresas e pessoas que atuam no Complexo Portuário do Itaqui, a EMAP, além do Convênio com o CBM, conta com equipe de brigadistas própria e equipe interna especializada em resposta a emergências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário