quinta-feira, 13 de abril de 2023

Governo do Maranhão alinha ações de combate a ameaças em escolas

 


O governador em exercício, Felipe Camarão, fez uma reunião com órgãos públicos e diversos segmentos da sociedade para apresentar uma linha de ação contra os ataques e ameaças em escolas da rede pública e privada. Foram sugeridas medidas estratégicas, incluindo a instituição de um comitê direcionado à segurança nas escolas e que terá uma composição heterogênea, com representantes do poder público e da sociedade civil.


Tanto a criação do comitê quanto as demais linhas sugeridas serão apresentadas ao governador Carlos Brandão na próxima semana, em seu retorno da viagem à China. Felipe Camarão ressaltou que o empenho no combate à violência no ambiente escolar foi uma determinação de Brandão, que mobilizou o Sistema de Segurança Pública e solicitou a união de forças para definição das linhas estratégicas.

“Com as ações da segurança em curso, logo os ataques vão cessar, mas o problema continuaria existindo dentro dos muros das escolas e das casas das famílias. Por isso que estamos reunidos aqui, para propor medidas emergenciais e também ações estruturais que serão apresentadas ao governador Carlos Brandão”, observou Felipe Camarão.


A partir dos pontos apresentados pelos participantes da reunião, o governador em exercício destacou a criação de um comitê específico, o atendimento psicossocial para estudantes, realização de campanha publicitária de combate à violência, aumento do efetivo da ronda escolar, reunião com gestores escolares com informação e orientações sobre os casos de violência, além da mobilização dos estudantes com atividades culturais, esportivas e uma Semana Pedagógica.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, destacou que foram reforçadas as ações já realizadas juntos às escolas, como o trabalho da ronda escolar e também do Batalhão Escolar, assim como ações direcionadas ao combate de possíveis crimes. “Foi reforçada a ronda escolar em seu efetivo para um trabalho preventivo e a Polícia Civil fazendo a parte investigativa com resultados positivos”, informou.


O promotor de Justiça e diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do Ministério Público, José Márcio Maia Alves, parabenizou a iniciativa do Governo do Maranhão em reunir o poder público e representantes da sociedade civil em torno de uma pauta de grande relevância.

“Parabenizo o governo e nos colocamos à disposição para trabalhar em regime de cooperação com o Estado. Eu cito como outro ponto importante as ações pedagógicas coordenadoras para criar um ambiente de alerta a situações de crise, pois é preciso capacitar os trabalhadores sobre o comportamento a ser adotado nessas situações”, observou.

Durante a reunião, a coordenadora da Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, coronel Claridelma Mesquita, colocou a experiência desenvolvida pelo setor à disposição da união de esforços por uma cultura de paz. “Como temos muita dessa cultura, podemos contribuir com esse processo de segurança junto com o Ministério Público, com a Polícia Militar e todo o Sistema de Segurança”, pontuou.

O presidente da União Municipal de Estudantes Secundaristas no Maranhão, Marcelo Matos, reforçou a necessidade de trazer as famílias para uma participação mais ativa na vida escolar dos estudantes para o combate à violência. “Temos que melhorar a segurança nas nossas escolas, mas como já foi dito aqui, temos que trazer os pais. As revistas têm que ser feitas dentro de casa, não podemos deixar apenas o poder público ou as entidades civis, os pais precisam participar desse engajamento”, comentou.

A reunião foi realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões e contou com a presença da vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas no Maranhão, a estudante Juliana Barbosa; da representante da Central Estudantil, Denise Duarte; da presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel Silva; da subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves; do secretário de Articulação Política, Rubens Pereira; da secretária adjunta de Estado da Educação, Nádya Dutra; do subsecretário de Estado da Educação, Anderson Lindoso; do secretário adjunto de Educação Profissional da Seduc, Delmar Matias; do subsecretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda; do promotor de Justiça e diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do Ministério Público, José Márcio Maia Alves; do secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins; do delegado geral da Polícia Civil, Jair Paiva; do subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Aritanã Lisboa; da comandante do Batalhão Escolar, Josmara Rocha Aguiar; da diretora geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Criciele Muniz; do secretário adjunto de Estado da Juventude, Tiago Prado; da secretária adjunta de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Juventude, Elaine Cutrim; e diretor geral da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Miltinho Aragão; e do presidente do Sindicato das Escolas Particulares, Paulo Pereira. 

Também estiveram presentes os deputados estaduais Francisco Nagib, Rildo Amaral, Carlos Lula, Solange Almeida, Zé Inácio e Janaína Ramos; os prefeitos Dr. Erivelton Pereira (Carolina), Luizinho da Amovelar (Coroatá), Toca Serra (Pedro do Rosário); e o vereador Lucivaldo Barros, presidente da Câmara Municipal de Pedro do Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário