quarta-feira, 5 de abril de 2023

Governo do Maranhão informa funcionamento dos órgãos e serviços no feriado da Semana Santa

 


O Governo do Maranhão divulgou os horários de funcionamento dos órgãos e serviços estaduais no feriado da Semana Santa. Órgãos públicos, entidades e autarquias do Executivo estadual não funcionarão durante o feriado prolongado. Já os serviços essenciais continuarão atendendo normalmente ou em horários especiais durante o feriado prolongado de 6 a 9 de abril.

O cronograma, que consta no Decreto Estadual Nº 38.007, de 22 de novembro de 2022, estabelece ponto facultativo nos órgãos, entidades e autarquias do poder Executivo estadual na quinta-feira (6), que será emendado com o feriado da Paixão de Cristo, na sexta-feira (7).

Funcionam no feriado

Quem precisar de atendimento em saúde poderá procurar qualquer unidade da rede de Pronto Atendimento (UPAs), bem como os hospitais da rede estadual que tenham serviço de urgência e emergência.

Mas quem precisar utilizar os serviços das policlínicas deve ficar atento, pois, neste caso, as unidades funcionarão normalmente na quinta-feira (6). Nos dias 7, 8 e 9 (sexta-feira, sábado e domingo), as policlínicas estarão fechadas.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), no bairro Jordoa, funcionará em seus horários normais na quinta-feira (6), das 7h30 às 18h, e no sábado (8), das 7h30 às 12h. Já na sexta-feira (7) e no domingo (9), o local não funcionará.

O Shopping da Criança, localizado na Avenida Beira-Mar, terá programação especial de Páscoa na quinta-feira (6), no sábado (8) e no domingo (9). A programação acontece das 8h às 17h. Já na sexta-feira (7) o espaço estará fechado.

Os parques estaduais, como o do Rangedor, em São Luís, funcionam em seus horários normais (5h às 11h e das 15h às 22h) na quinta-feira (6), no sábado (8) e no domingo (9), mas estarão fechados para o público na Sexta-feira Santa (7).

A rede de Restaurantes Populares do estado estará aberta apenas na quinta-feira (6). Nos dias 7, 8 e 9 (sexta-feira, sábado e domingo), o serviço não irá funcionar.

Segurança Pública

As forças de segurança pública também seguem funcionando no feriado prolongado. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193. Quem precisar dos serviços de polícia Civil e Militar pode entrar em contato pelo 190 ou buscar atendimento no Plantão Central Cajazeiras, localizado na Rua do Norte, Centro, e nas delegacias de plantão nos bairros Cohatrac, Cidade Operária, Itaqui-Bacanga e Maiobão.

Os plantões da Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP) e da Delegacia Especial da Mulher (DEM) também funcionam no feriado prolongado. A população pode usar ainda o serviço Disque Denúncia pelo telefone 181 e registrar boletim de ocorrência por meio do Delegacia Online no endereço delegaciaonline.policiacivil.ma.gov.br.

Serviços de transporte

Os serviços de transporte de responsabilidade da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) funcionarão regularmente neste feriado prolongado. O serviço Travessia vai atender aos usuários cadastrados normalmente. O transporte semiurbano da Região Metropolitana de São Luís também está garantido.

O Terminal Rodoviário de São Luís, na Avenida dos Franceses, mantém o funcionamento 24h. Quem precisar de atendimento poderá entrar em contato pelo e-mail contato@rodoviariasaoluis.com.br. Também é possível receber atendimento pelo telefone (98) 3243-4242, das 8h às 18h, na quinta-feira (6), e das 8h às 12h, na sexta-feira (7), no sábado (8) e no domingo (9).

Não funcionam

Em razão do feriado prolongado não terão atendimento ao público, de 6 a 9 de abril, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). 

O Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi) também estará com seus serviços suspensos a partir desta quinta-feira (6), retomando suas atividades na segunda-feira (10).

Todas as unidades administrativas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), incluindo a sede e outros prédios administrativos, permanecerão fechadas durante o feriado da Semana Santa.

A rede de Restaurantes Populares do estado não funcionará nos dias 7, 8 e 9 (sexta-feira, sábado e domingo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário