terça-feira, 18 de abril de 2023

Governo do Maranhão participa da Hannover Messe, na Alemanha


O Governo do Estado participa da Hannover Messe, um dos maiores eventos de tecnologia industrial do mundo, na cidade de Hannover, na Alemanha. Representam o governo estadual, a Maranhão Parcerias (Mapa) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Maranhão (Sedepe). A Hannover Messe começou na segunda-feira (17) e vai até sexta (21).

Com o tema "transformação industrial fazendo a diferença", o evento propõe uma agenda sobre as principais tendências em tecnologia para superar desafios globais, como sustentabilidade, descarbonização, transição energética e bioeconomia. Com mais de 80 mil visitantes e 4 mil expositores, a feira reúne governos, companhias líderes em inovação tecnológica e instituições financeiras internacionais.

A missão brasileira na Alemanha é organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), e conta com 150 representantes de indústrias, entidades e governos de todo o país. A delegação maranhense que integra a missão é liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).


O presidente da Maranhão Parcerias, Cassiano Pereira Junior, destacou a importância da participação da empresa na feira por exercer a função de órgão de comercialização, mercado, fomento e de gestão financeira do governo estadual na política de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, da Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, do Manejo Sustentável de Florestas e do Aumento de Estoques de Carbono Florestal do Maranhão (REDD+).

“Queremos que o Maranhão seja referência na implementação do REDD+ e vemos na Hannover Messe o espaço ideal para buscar parcerias no tocante ao mercado de crédito de carbono e atrair futuros negócios, visto que a Alemanha é um grande mercado potencial e um dos maiores investidores em sustentabilidade no Brasil”, explicou o presidente da Mapa.


Já o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, falou da participação da indústria maranhense na Hannover Messe. “Estamos orgulhosos de fazer parte do protagonismo da indústria do Maranhão e do Brasil nessa agenda global. Estamos experimentando diversos avanços juntos com o público internacional presente nessa feira, que é a maior vitrine de tecnologia industrial do mundo. Nossa participação está pautando esforços para uma indústria mais sustentável, baseada na descarbonização, transição energética e bioeconomia na indústria”, revelou o líder da delegação maranhense.

A empresa maranhense Kallie, do grupo Memps, também participa da feira e levou um projeto de uma máquina de tubos helicoidais móvel, que gera menos resíduos e também diminui os custos no canteiro de obras. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

“Nosso objetivo de vir aqui é fazer conexões, abrir portas, encontrar parceiros e novas oportunidades de negócios, além de levar a tecnologia do Maranhão para o mundo. Apoios como o da Fapema, da Fiema e do Sebrae são muito relevantes para o aumento da inovação da indústria maranhense”, contou Kellen Carvalho de Oliveira, CEO do grupo Memps.

Delegação maranhense

A delegação maranhense, liderada pela Fiema, é composta pelo presidente da entidade, Edilson Baldez das Neves; pelo vice-presidente executivo da entidade, Luiz Fernando Renner; pela diretora da Fiema, Nayara Miranda; pelo presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira Junior; pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Maranhão (Sedepe), José Reinaldo Tavares; pelo assessor especial de articulação institucional da Sedepe, José Domingues Neto; pelo diretor regional do Senai, Raimundo Arruda; e pela CEO da empresa Memps Engenharia, Kellen Kalli de Oliveira.

Programação

Dentro da programação do evento, além das palestras, existem circuitos guiados, com destaque para o da empresa Siemens, que apresenta em seu estande soluções de como a empresa digital pode contribuir para produção industrial neutra em emissão de CO2 com soluções inteligentes e sustentáveis.

A comitiva terá reunião com o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, na sede da embaixada, em Berlim. O encontro irá reforçar a importância da parceria entre o estado do Maranhão e a Alemanha, com histórico de investimentos em projetos de sustentabilidade no Brasil.

Também haverá visita técnica à Fraunhofer IWES – Instituto de Sistemas de Energia Eólica (Bremerhaven), que atua desde o desenvolvimento de materiais até a integração das turbinas eólicas de rede de transmissão. O foco das atividades é a pesquisa aplicada, já que existem projetos industriais e cooperações em parceria industrial no Brasil.

Ainda na programação, uma reunião com representantes do KfW, banco responsável por importantes cooperações internacionacionais. O KfW, junto com suas subsidiárias DEG, KfW, IPEX-Bank e FuB, formam o KfW Bankengruppe, banco de investimentos e desenvolvimento estatal alemão com sede em Frankfurt, maior banco de desenvolvimento do mundo. Recentemente, o KfW fechou contrato de doação para o Fundo Amazônia, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário