quarta-feira, 12 de abril de 2023

Governo realiza segunda etapa do mutirão de triagem oftalmológica em Imperatriz

 


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia, nesta quarta-feira (12), a segunda etapa do mutirão de triagem oftalmológica, em Imperatriz. A triagem ocorrerá na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), localizada na Rua Godofredo Viana, nº 1.300, Centro, de 8h às 14h. É necessário levar documento com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

O mutirão é uma ação realizada em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). 

“No ano passado, fizemos mais de 20 mil cirurgias e o governador Carlos Brandão pediu que em 2023 continuássemos com os mutirões. Iniciamos por Imperatriz e estamos realizando em duas etapas. Mais de 500 pacientes operados na 1ª etapa e estamos aguardando mais 500 pessoas nesta quarta-feira. É uma região importante que atende tanto às pessoas aqui da própria cidade e também dos municípios próximos”, disse o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe. 


O Governo do Estado retomou as cirurgias eletivas de catarata e pterígio na Região Tocantina. A primeira etapa do mutirão com a triagem oftalmológica foi realizada no último dia 25 de março, na UEMASUL, em Imperatriz.  

O mutirão foi dividido em duas etapas para melhor atender os pacientes da cidade de Imperatriz e demais municípios que compõem a Região Tocantina. Mais de 600 pacientes foram avaliados somente na primeira etapa. A triagem abrangeu pacientes de 43 municípios da regional de saúde de Imperatriz. Na primeira etapa, 545 pacientes foram submetidos à cirurgias de catarata e pterígio.


O objetivo da ação é reduzir a demanda da região por esse tipo de serviço e promover melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Em 2022, foram realizadas 20.909 cirurgias oftalmológicas em todas as regiões do estado, beneficiando milhares de maranhenses que voltaram a enxergar a vida com nitidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário